Atlético-GO, Goiás e Vila Nova brigam pelo acesso à Série A

Atlético-GO e Goiás estão entre os quatro primeiros colocados. Vila Nova foi o time goiano que passou mais rodadas no G-4. Os três jogam nesta terça (21)

Imprensa CBF – A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B acontece nesta terça-feira (21) com um gosto especial para os representantes goianos. O estado conta com três representantes na competição e todos estão na briga por uma vaga na Série A do próximo ano. O melhor colocado entre eles é o Atlético-GO, que está na terceira posição, com 34 pontos. Logo atrás, o Goiás vem com um ponto a menos que o rival. Um pouco mais atrás, com apenas dois pontos a menos que o Esmeraldino, o Vila Nova ocupa a oitava posição.

O presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, não escondeu a expectativa pelo retorno dos clubes goianos à elite do futebol brasileiro e ressaltou a força dos times locais. 

– Nós da Federação achamos extremamente importante (retorno à elite). Mostra a força dos clubes goianos nessa competição. Goiás sempre foi um estado que teve clubes pertencentes a Série A, e, nessa briga com três clubes podendo conquistar o acesso, entendemos que podemos retornar à Série A ano que vem com um clube ou até mais, já que os três estão muito bem posicionados na tabela de classificação. Então nossa expectativa é muito grande para que o futebol goiano volte a figurar entre os clubes da Série A já nesse ano de 2019 – opinou.

Quem esteve mais recentemente na disputa do Brasileirão foi o Atlético-GO. Em 2017, a equipe participou da competição, mas acabou rebaixada. Neste ano, o time rubro-negro tem feito uma campanha sólida, com nove vitórias, sete empates e cinco derrotas. Também possui o segundo melhor ataque da Série B, com 32 gols marcados. Nesta terça-feira (21), o Dragão encara o Guarani em confronto direto pelo G-4, no Estádio Brinco de Ouro, às 21h30. 

– O Atlético-GO passa por um momento muito bom e isso é fruto de um planejamento muito bem feito do clube. O time está muito bem organizado, comissão técnica toda envolvida, muito confiante e muito competitivo, tanto dentro quanto fora de casa. Nos dá esperança. A gente vai fazendo tudo jogo a jogo, não tem empolgação. O campeonato ainda está longe do fim e a gente está muito concentrado buscando o acesso. Mas aqui o objetivo é trabalhar sempre jogo a jogo porque esse campeonato nos últimos anos é o mais difícil. São dez equipes praticamente com diferenças mínimas de três ou quatro pontos buscando essas vagas – comentou o vice-presidente e diretor de futebol do Atlético-GO, Adson Batista.

Logo atrás do Atlético-GO, o Goiás tenta voltar a Série A depois de três anos. O Esmeraldino disputou a primeira divisão pela última vez em 2015. Nas duas últimas temporadas na Série B, a equipe fez campanhas medianas, terminando em 14º e 13º. No começo da competição deste ano, o Alviverde passou sete jogos sem vitória e nove rodadas seguidas na zona de rebaixamento. A recuperação teve início na décima rodada, quando venceu o Paysandu e embalou uma sequência de sete jogos sem derrota. O triunfo diante do Figueirense na última partida colocou o clube entre os quatro primeiros pela primeira vez no campeonato. Hoje, a equipe enfrenta o São Bento no Estádio Olímpico, às 20h30. 

– Voltamos a ver o Goiás de verdade. Um Goiás competitivo e guerreiro. Hoje temos um grupo comprometido onde todos entendem e respeitam a grandeza do clube. Acho que a presença de dois ou mais clubes goianos fazendo parte da elite do futebol nacional trará diversas vantagens não apenas para o futebol mas também para todo o nosso estado. Seremos bem mais respeitados, além dos recursos financeiros que automaticamente são canalizados – falou Marcelo Almeida, presidente do Goiás, a respeito da campanha da equipe e da rivalidade na busca pelo acesso. 

Entre os três clubes, o Vila Nova é o time que está mais tempo longe da Série A. O Tigre disputou pela última vez em 1985. No entanto, neste ano, foi o clube goiano que passou mais rodadas entre os quatro primeiros, estando presente em dez rodadas, incluindo uma delas na liderança. Também é o detentor da melhor defesa da Série B. O Vila Nova está na oitava posição, com 31 pontos. Nesta rodada, a equipe encara o Sampaio Corrêa no Estádio Castelão, em São Luís (MA), às 21h30. 

Confira abaixo todos os detalhes dos jogos da 22ª rodada do Brasileirão Série B.

  • Brasil-RS x Paysandu – Estádio Bento Freitas – 19h15
  • Avaí x Juventude – Ressacada – 19h15
  • Criciúma x Coritiba – Estádio Heriberto Hulse – 19h15
  • Londrina x Ponte Preta – Estádio do Café – 19h15
  • Boa-MG x Figueirense – Estádio Dilzon Melo – 20h30
  • Goiás x São Bento – Estádio Olímpico – 20h30
  • CRB-AL x Fortaleza – Estádio Rei Pelé – 20h30
  • Guarani x Atlético-GO – Estádio Brinco de Ouro – 21h30
  • Sampaio Corrêa x Vila Nova – Estádio Castelão – 21h30
  • Oeste x CSA-AL – Arena Barueri – 21h30