Kely Coutinho, especial para o Portal do TJMT – O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis (212 km ao sul de Cuiabá) realizou uma série de ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente, ocorrida no período de 29 de maio a 9 de junho. As ações compreenderam desde palestras em escolas, plantio de mudas até limpeza no Ribeirão Arareau.
Todas as ações tiveram como principal objetivo conscientizar a comunidade sobre a necessidade de cuidar e preservar o meio ambiente em que vivemos, disseminar essa ideia de mudança de comportamento e despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental.
A magistrada complementou ainda que esta grande ação ambiental não seria possível sem a participação de todos os parceiros que somam ano após ano nessa missão. “Isso é que contribui para o êxito para o qual estamos caminhando. Cabe à população nos ajudar nessa consciência ambiental, cada um fazer a sua parte”, finalizou.
Conheça abaixo as ações:
Também foi realizada gincana entre as escolas Carlos Pereira Barbosa, Edithy Pereira Barbosa e Amélia Oliveira Silva, com o objetivo de estimular a coleta seletiva de resíduos plásticos, interação entre alunos e professores, bem como palestras com orientações sobre “Como proceder à separação correta do lixo”. O Juvam, a Polícia Militar Ambiental e a cooperativa Coopercicla recolheram todo material reciclável para pesagem e posterior premiação da escola que arrecadasse mais resíduos plásticos. A escola premiada, Edithy Pereira Barbosa, ganhou um projetor de imagens (Datashow). O total de alunos alcançados por meio das palestras na semana do Meio Ambiente foi de 2.085.
Já na Faculdade Uniasselvi foi feita uma mesa redonda com acadêmicos do curso de direito do 10º semestre, dando início à pesquisa científica pelos estudantes sobre o período defeso da Piracema com o tema “Os Impactos Ambientais da Mudança de Data da Piracema”. Além dos acadêmicos, participaram do evento a magistrada do Juvam, Milene Beltramini; o promotor de Justiça Ari Madeira; o secretário municipal do Meio Ambiente, João Fernando Copetti Bohrer; o major Daniel Vinícius Salustiano da Silva; o comandante da Segunda Companhia da Polícia Militar Ambiental, tenente-coronel Rodrigo Eduardo Costa; e presidente da colônia de pescadores Z3, Francisco Teodoro da Silva.
Ainda na semana foram realizados plantios de mudas de árvores nas áreas de preservação permanente (APP) do Córrego Poço, localizado no bairro João Moraes; de plantas frutíferas para formação de pomar nas escolas Dersi Almeida e Iracy Araújo, localizadas em áreas rurais; 20 ipês no Parque Sagrada Família e 300 mudas de ipês na PRF. Todas estas ações foram realizadas em conjunto com a Semma, Ministério Público Estadual, Polícia Militar de Proteção Ambiental, Polícia Rodoviária Federal, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) e Rota do Oeste, totalizando 420 mudas de árvores plantadas.
Ribeirão Arareau: O projeto de ações ambientais foi finalizado com a sexta edição do Mutirão de Limpeza do Ribeirão Arareau, no dia 9 de junho. Para a ação o Corpo de Bombeiros Militar deu as orientações de segurança às equipes participantes do evento para a realização da limpeza às margens do córrego.
Foram retirados das margens do Ribeirão Arareau cerca de 73 metros cúbicos de material e 22 toneladas de resíduos sólidos. Essa ação ambiental contou com a participação de pessoas de quase 40 entidades e aproximadamente 500 voluntários.
Também deram apoio ao evento a Polícia Militar de Proteção Ambiental, Samu, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro – 18º GAC, Polícia Judiciária Civil, Ong Cantinho de Proteção Animal-CPAR, além de diversas entidades de classes, órgãos públicos, iniciativa privada, Ongs de proteção animal e ambiental, universitários, entre outros.
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3393/3409