Atendimentos pós cirúrgicos começam nesta terça-feira em Rondonópolis

Evelyn Ribeiro | Gcom MT – Os pacientes que passaram por cirurgias de catarata durante a Caravana da Transformação, em Rondónopolis, iniciaram nesta terça-feira (09.01) os atendimentos pós-operatórios de 30 dias.

O acompanhamento é realizado desde as 6h da manhã, na Escola Estadual Renilda Silva Moraes, no bairro Coophalis, e segue até o dia 12 de janeiro. Esta avaliação é necessária para que o paciente receba a alta médica. Antes deste processo, o paciente é avaliado 24h após a cirurgia e também sete dias após o procedimento.

Os pacientes que passaram por cirurgia de pterígio ou yag laser não precisam realizar esta consulta. Na cidade, a 11ª Caravana da Transformação foi realizada entre os dias 3 e 17 de dezembro e ao todo foram feitas 6.982 mil cirurgias, 7.266 mil consultas e 55.927 mil procedimentos oftalmológicos.

Além de Rondonópolis, pacientes de outros 18 municípios foram beneficiados.  Entre eles, Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréo, Primavera do Leste, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

O município de Cáceres será o próximo beneficiados com os atendimentos de saúde e cidadania, entre os dias entre 25 de fevereiro e 9 de março, sendo que os ‘Dias de Cidadania’ serão nos 1, 2 e 3 de março. A 12ª Caravana da Transformação será sediada na cidade universitária da Unemat (antigo aeroporto).

Conforme estimativa da organização, mais de cinco mil pessoas devem receber atendimento oftalmológico. Também serão atendidos pacientes regulados de outros 18 municípios pertencentes às microrregiões de saúde de Cáceres e Pontes e Lacerda.

Dúvidas ou informações

A Caravana conta ainda com na unidade fixa de atendimento, que funciona em Várzea Grande todas as sextas-feiras pela manhã. Os pacientes que por alguma razão não conseguirem realizar o atendimento pós-operatório pessoalmente, também podem contar o canal de atendimento para registro de dúvidas ou intercorrências.

A ligação é gratuita e o telefone é o 0800 770 7011 e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, horário de Brasília.

Outras informações: caravana@gabgoverno.mt.gov.br