Assembleia disponibiliza material informativo sobre prevenção e tratamento da Aids

Trabalho integra ações da campanha ‘Dezembro Vermelho’

Laís de Figueiredo Costa Marques / Secretaria de Comunicação Social – A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou um Grupo de Trabalho (GT) para prevenção e conscientização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e vírus HIV para a população mato-grossense. Neste mês de dezembro, o GT aderiu à campanha nacional sobre a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) “Dezembro Vermelho” e desenvolveu material informativo sobre as formas de contaminação, prevenção e de tratamento existentes.

Por meio de campanhas educativas e trabalhos em parceria com entidades da sociedade civil e do governo, o grupo deverá disseminar informações sobre prevenção e tratamento no intuito de evitar novos casos e garantir qualidade de vida aos portadores.

O presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT, deputado Dr Leonardo, está à frente deste trabalho em parceria com a Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora. O deputado, que também é médico, explicou que muitos jovens conheceram a Aids após o desenvolvimento do tratamento e nem sempre têm conhecimento sobre a gravidade da doença.

“Com a campanha Dezembro Vermelho e os trabalhos permanentes do grupo, pretendemos alertar a população sobre a importância da prevenção e também sobre o tratamento. Queremos identificar os portadores do vírus e saber se estão recebendo a atenção necessária”, explicou o deputado.

O presidente da Rede RNP + Brasil, Sandro Rosa, afirmou que a instalação de um grupo de trabalho dá visibilidade às ações desenvolvidas para garantia dos direitos das pessoas que possuem o vírus. Atualmente, existe um declaração dos direitos humanos fundamentais da pessoa portadora do vírus da Aids.

“Buscamos garantir o cumprimento dos direitos humanos, erradicar o preconceito e discriminação e também conscientizar a população sobre a doença. Este apoio do parlamento é fundamental para trazer essas discussões para a esfera política”, explicou Sandro Rosa.

A cartilha informativa sobre a Aids está disponível no portal da ALMT, al.mt.gov.br, e pode ser baixada e distribuídas em escolas e espaços comunitários.  A Assembleia também vai divulgar em todos os canais de comunicação, como TV, Rádio e mídias sociais.

A Iniciativa – A adesão à campanha “Dezembro Vermelho” integra as atividades da Secretaria Parlamentar da Mesa Diretora no intuito de aproximar as comissões permanentes da Assembleia Legislativa da população. O secretário, Xisto Bueno, explica que cada comissão vai desenvolver ações, de acordo com a área de atuação, em busca propor soluções ou apresentar alternativas às demandas da sociedade.

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, vinculada ao Núcleo Social da ALMT, vai aderir às campanhas mensais do Ministério da Saúde e desenvolver trabalhos ações no Estado.