O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Subdepartamento de Operações (SDOP), realizou, no período de 23 a 27 de junho, no Rio de Janeiro (RJ), o curso de Introdução à Atividade AGA no âmbito do Comando da Aeronáutica (AGA001). A capacitação, que tem como objetivo a familiarização quanto aos conceitos e processos concernentes à área de Aeródromos (AGA), faz parte do planejamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) em prol da formação continuada do pessoal.
O corpo discente reuniu 36 profissionais das mais diversas áreas vinculadas à aviação, sendo 32 militares e quatro civis. Estavam presentes representantes dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), da Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do SDOP do DECEA. O Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Luís Werneck Nunes e o Sargento Especialista em Informações Aeronáuticas Sérgio Rajiv Guimarães foram os instrutores.
De acordo com o Sargento Rajiv, a consciência situacional e o respeito às normas são fatores preponderantes para que a eficiência, a fluidez e a segurança sejam garantidas pelo DECEA. “AGA é uma área que engloba praticamente todas as demais. De modo geral, objetiva-se compreender o papel do Comando da Aeronáutica no tocante ao controle de obstáculos no Brasil”, declarou.
Ao ratificar a satisfação por fazer parte deste módulo, o primeiro colocado da turma, Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Tedi Ohtsubo (SRPV-SP), salientou a necessidade da formação. “Este curso é de grande relevância, pois não basta ler as normas, tampouco observar as tomadas de decisões, é necessário ter contato com os profissionais das áreas que envolvem a AGA e discutir as melhores práticas”, afirmou.
Os interessados poderão obter outras informações sobre o tema, consultando o Portal AGA.
Fotos: Sargento Alencar / ICEA