Alto Araguaia, 19 de novembro de 2024 – A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Região do Alto Araguaia (ARAGUAIA RECICLA) tem o prazer de anunciar suas conquistas e resultados alcançados nos anos de 2023 e 2024.
A organização, que atua na região do Alto Araguaia (MT) e Santa Rita do Araguaia (GO), evitou a emissão de mais de 365 toneladas de CO2 equivalente (CO2-eq) por meio da reciclagem de papel, vidro e metais ferrosos (aço), como demonstrado em relatório técnico divulgado no dia 19.11.2024.
Resultados Ambientais
O relatório técnico detalhado, elaborado com base na metodologia da “Calculadora de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Manejo de RSU – Metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)”, demonstra o impacto ambiental positivo da ARAGUAIA RECICLA. Em 2024, houve um aumento significativo na quantidade de materiais reciclados, especialmente aço, contribuindo para a redução da pegada de carbono na região.
Impacto Social e Ambiental na Bacia do Araguaia-Tocantins
A ARAGUAIA RECICLA, além de promover a inclusão socioprodutiva dos catadores, também contribui para a preservação ambiental de diversos recursos naturais, incluindo a bacia Araguaia-Tocantins, a maior nascente hidrográfica totalmente brasileira, com quase 2.700 km de extensão e seus afluentes.
Atuamos na mobilização e conscientização da população de Alto Araguaia, Santa Rita do Araguaia e região. “Somos a primeira instituição da região a representar os catadores no ECAL (Encontro dos Catadores da Amazônia Legal em nível interestadual e fazemos parte do Comitê Regional do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso.
Nosso trabalho vai além da inclusão socioprodutiva, como orientação e capacitação para a comunidade. E com muita alegria, anunciamos o reconhecimento da ARAGUAIA RECICLA como utilidade pública estadual!”, disse a Presidente da Associação Kátia Nabiane
Reconhecimento como Utilidade Pública Municipal e Estadual
A ARAGUAIA RECICLA celebra a conquista do título de utilidade pública municipal e estadual, um marco que reconhece a importância de suas atividades para a comunidade e para o meio ambiente.
“Agradecemos imensamente à deputada estadual Janaína Riva por apresentar a lei, aprovada e sancionada pelo governador Mauro Mendes. Em uma visita ao município de Alto Araguaia, Tivemos o prazer de conhece-la e apresentar as demandas dos Catadores do estado de Mato Grosso, a deputada foi muito atenciosa, se dispondo inclusive a continuar o dialogo a distância, e seu assessor José Paulo ficou encarregado de nos auxiliar para a tramitação da Lei. Nunca antes tinha visto um político se prontificar e atender tão rápido uma demanda, inclusive de Catadores, que ainda em pleno Século XXI, é invisível e discriminado. Aproveito a oportunidade para agradecer também aos vereadores Luizinho, Marcos Nunes, Fabiano do Gás, Odineia Mariana, que apresentaram a lei municipal e auxiliaram na documentação para que alcançássemos esse reconhecimento Estadual. E aos demais membros da Câmara, que sempre nos atende tão bem.
Nosso agradecimento especial à comunidade e ao comércio local que nos apoiam, e aos profissionais que nos auxiliam, como o senhor Francisco Luiz, que Elaborou o Termo técnico de pegada de Carbono e que tem nos auxiliando a entender como funciona na prática a gestão de resíduos, o Sr. Minoro Kodama, que acompanha os catadores antes mesmo da formalização do MNCR tem muito conhecimento para passar. E a Marcela Vieira da Caritas, que a mais de 14 anos apoia a luta por inclusão dos catadores uma das idealizadoras do ECAL, através desse trabalho os catadores da região da Amazônia Legal tem tido voz, democracia e estamos encaminhado para mais capacitação. O evento não acabou no encontro segue semanalmente na luta por igualdade, direitos sociais e inclusão produtiva, e pagamento por serviços ambientais.
“Não poderia ainda deixar de agradecer à equipe e ao defensor público Dr. Ubiraja Vicente, que saiu de Mato Grosso e nos acompanhou até Manaus- AM. Para aprender e entender a realidade dos catadores. Mas tudo isso só foi possível com o apoio da representante dos Catadores do Estado de Mato Grosso no MNCR Nacional, Valquíria Pereira de Barros, que há 26 anos luta pela inclusão dos catadores que ainda estão dentro do lixão ou não possui orientação técnica nem instalação adequada; foi nosso primeiro contanto com o MNCR, Graças à juíza do Trabalho efetiva em Alto Araguaia-MT, Dra. Karine, que acreditou em nosso processo desde o início”.
Depoimento da Katia Nabiane da Silva Lima
“A conquista da utilidade pública estadual é um marco para a ARAGUAIA RECICLA. É o reconhecimento do nosso trabalho e da importância da inclusão social e da preservação ambiental. Agradecemos a todos que nos apoiaram e acreditaram em nossa missão. Seguiremos firmes em nosso propósito de transformar vidas e construir um futuro mais sustentável.”
Planos Futuros
Com esse reconhecimento, vamos buscar novas parcerias para ampliar o impacto do nosso trabalho, com apoio da prefeitura que atualmente sede um espaço para nos trabalharmos, sendo o Prefeito Gustavo Melo que sancionou a lei de utilidade pública da instituição.
Chamada para Ação
Convidamos a todos para conhecerem a ARAGUAIA RECICLA e fazerem parte dessa iniciativa que transforma vidas e cuida do meio ambiente.
Contato:
- Nome da Organização: Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Região do Alto Araguaia (ARAGUAIA RECICLA)
- Telefone: +55 66 9685-7817
Representante Legal Kátia Nabiane