Ami One Concept: Citroën apresenta carro-conceito e sua visão de mobilidade urbana para todos

No Salão do Automóvel de Genebra 2019, a Citroën celebra 100 anos de inovação e audácia com a apresentação do Ami One Concept, um inovador carro totalmente elétrico que coloca a tecnologia digital no coração de uma nova experiência de mobilidade urbana, proporcionando mais liberdade e tranquilidade; Fiel à assinatura da Marca “Inspired by You”, o Ami One Concept é a resposta aos novos hábitos do consumidor e ao desafio da transição energética nas cidades; O conceito ilustra a visão da Citroën de liberdade na cidade, expressada pela hashtag #LibertyElectriCityMobility e promove: Liberdade de utilização para todos: acessível sem carteira de motorista, o Ami One Concept conta com um inovador ecossistema digital global, promovendo uma experiência automobilística moderna, mais econômica e mais divertida. O ecossistema repensa os deslocamentos do cliente e oferece períodos de utilização que se adaptam às necessidades do consumidor, podendo variar de 5 minutos a 5 anos e incluindo compartilhamento de veículos, locação ou compra. Ele inclui um aplicativo móvel através do qual o condutor gerencia sua relação com o veículo e obtém acesso a um portal de serviços que simplifica cada trajeto; Mobilidade: acesso a qualquer lugar da cidade graças a uma engenhosa solução de mobilidade 100% elétrica, ultracompacta e ágil. Um veículo conectado e intuitivo que oferece liberdade de movimento para duas pessoas. Modernidade: com muita personalidade, arrojado, exuberante e um design virtuoso e simétrico. Um carro moderno e seguro para desfrutar da cidade com estilo e conforto: a identidade e a modernidade do conceito se prolongam numa linha de produtos especiais disponíveis na Citroën Lifestyle e-boutique.

Desde 1919, a história da Citroën sempre foi o reflexo da época, com veículos anticonformistas e revolucionários que se tornaram icônicos. Por conta do Salão do Automóvel de Genebra 2019, a Marca se reinventa e apresenta sua interpretação descontraída de um produto de mobilidade urbana.

Assim como o 2CV tornou a liberdade de movimento amplamente acessível por onde passou, o Ami One Concept, com seu jeito único e popular, disponibiliza a mobilidade urbana para todos e propõe uma nova experiência automotiva.

 

01. LIBERDADE: ACESSÍVEL A TODOS, ADAPTADO A CADA UM

A visão da mobilidade urbana da Citroën propõe ao usuário um conceito 100% conectado e personalizado, focado na praticidade, fluidez  e liberdade de utilização.

MOBILIDADE URBANA PARA TODOS: ACESSÍVEL SEM CARTEIRA DE MOTORISTA

Com este novo e exclusivo produto de mobilidade urbana – uma nova área explorada pela Citroën no âmbito de sua transição energética – a Marca pretende incentivar o acesso à mobilidade individual nas cidades. Assim, a Citroën criou o Ami One Concept como uma alternativa aos transportes coletivos (ônibus, metrô, VLT) e outros meios de transporte individuais, como bicicletas, scooters e patinetes.

O carro-conceito ultracompacto (2.50 m de comprimento) de dois lugares proporciona uma agilidade extraordinária aos seus ocupantes no meio urbano, além de transmitir a impressão de robustez através do design da carroceria. A cabine fechada protege os ocupantes do mau tempo.

Pensados de acordo com a função e a utilização, a arquitetura e o design têm o objetivo de oferecer aos usuários a possibilidade de explorar uma nova experiência de condução. Acessível a todos a partir de 18 anos de idade, o Ami One Concept se destina consumidores urbanos, mesmo sem carteira de motorista, que compartilham com a Marca o mesmo amor pela liberdade de movimento.

 

TECNOLOGIA NO CENTRO DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE

Fiel à assinatura da Marca “Inspired by You” e 100% conectado, o Ami One Concept se baseia integralmente num ecossistema digital, desde o primeiro contato com o veículo e ao longo de sua utilização.  O ecossistema oferece ao usuário uma inovadora experiência personalizada em cada etapa (apresentação online, solicitação de test drive, serviço de configuração, reserva e entrega), apresentando a possibilidade de escolher de maneira simples e intuitiva o período de utilização melhor adaptado às suas necessidades. A experiência digital é complementada por um aplicativo móvel para gerenciar o veículo e os deslocamentos.

Experiência personalizada

Clique no link no final do comunicado de imprensa para assistir ao vídeo “Customer Experience” com a descrição do percurso do cliente.

O AMI ONE CONCEPT é um produto conectado pensado para oferecer mais liberdade e que vai ainda mais longe ao propor novos modos de consumo. A Citroën facilita o acesso de seus clientes à mobilidade ao propor diversas opções de compartilhamento ou locação de veículos através do aplicativo. Dessa forma, atende com tranquilidade a todas as necessidades de deslocamento dos clientes em função dos diferentes tipos de utilização (ocasional ou regular, com familiares ou amigos, individual ou compartilhada).

Além disso, o sistema se adapta aos usuários com rapidez e agilidade. Os clientes podem desfrutar do Ami One Concept por um mínimo de cinco minutos e alterar a qualquer momento a duração de utilização para várias horas, sem compromisso e com tudo incluído.

Personalizáveis em função das necessidades de mobilidade de cada um, as ofertas de compartilhamento ou locação de veículo incluem um aluguel de cinco minutos, cinco horas ou cinco dias, assim como períodos de locação mais longos, de cinco meses, ou uma opção de leasing de longa duração, de cinco anos.

 

  • 5 minutos ou 5 horas: o veículo é disponibilizado por um período determinado através da opção de compartilhamento de veículo operada pela marca Free2Move. Através do aplicativo dedicado a novas formas de mobilidade, os usuários podem escolher seu Ami One Concept em alguns cliques;
  • 5 dias:  também é disponibilizado na modalidade locação de curta duração, de fácil acesso. Basta reservar o veículo online no site da Citroën’s Rent&Smile;
  • 5 meses: acesso sem compromisso por um período mais curto do que a propriedade “convencional”;
  • 5 anos: o carro também está disponível na forma de uma opção de leasing de cinco anos, com bateria, manutenção e estacionamento já incluídos no valor das parcelas mensais. O percurso de compra 100% online oferece aos clientes a possibilidade de escolher o local da entrega, que pode ser seu domicílio ou o ponto de venda mais próximo.

Para fornecer assistência ao usuário dessa experiência inovadora, a Citroën criou os “Ami OneCounters”. São espaços digitalizados que são como distribuidores automáticos do Ami One Concept no centro das cidades, onde os clientes podem acessar as informações do produto e as opções de acesso oferecidas, de 5 minutos a 5 anos, bem como reservar um test drive do veículo. Esses balcões também podem ser implantados em outros locais, inclusive em centros comerciais.

Um aplicativo para uma utilização simples e intuitiva

Dirigindo o veículo, o condutor gerencia seu diálogo com o Ami One Concept através do aplicativo. A qualquer momento as configurações do comando de bordo podem ser ajustadas utilizando apenas smartphone. Assim, o condutor terá acesso remoto a informações como consumo de eletricidade, carga da bateria, etc., em qualquer lugar. Além disso, através do Free2Move Services, o condutor terá acesso a um portal de serviços que facilitam os deslocamentos na cidade  como busca de vaga de estacionamento, geolocalização, etc.

Para maior segurança e facilidade, o aplicativo também oferece comando vocal. O condutor pode pedir para ser guiado até a estação de recarga mais próxima ou reservar uma vaga de estacionamento com total facilidade. O aplicativo ainda conta com dois aplicativos especialmente desenvolvidos para modelos elétricos:

 

  • O Charging Pass: com ele, o condutor de um veículo elétrico pode localizar e acessar as estações de recarga compatíveis com seu modelo. Para facilitar a escolha do cliente, a Free2Move Services faz uma pré-seleção baseada em três critérios:  distância, velocidade da recarga e preço da recarga. Uma lista padrão é exibida, mas os usuários também têm acesso a um mapa mostrando as estações de recarga.  A busca pode ser efetuada por iniciativa do cliente ou sugerida através de uma notificação quando o nível da bateria estiver muito baixo. Depois de escolher a estação de recarga na tela do seu celular, o usuário pode enviar seu destino para o celular utilizando o aplicativo de sua escolha para definir a rota (Waze ou Google Maps);
  • Complementando o Charging Pass, o Trip Planner garante a tranquilidade dos condutores ao sugerir a melhor rota em função da autonomia disponível, da utilização do veículo e da localização das estações de recarga ao longo do caminho. Assim, pode estimar o tempo do trajeto, incluindo o tempo de recarga.

 

02.  LIBERDADE DE MOVIMENTO NA CIDADE

Com este conceito, a Marca apresenta uma solução de mobilidade urbana 100% elétrica. Ami One Concept é a liberdade by Citroën! Atendendo às expectativas dos usuários urbanos e oferecendo uma grande facilidade de utilização, o AMI ONE CONCEPT simplifica os deslocamentos a dois, especialmente nas áreas restritas do centro das cidades.

 

TODAS AS VANTAGENS DA TECNOLOGIA 100% ELÉTRICA NOS CENTROS URBANOS

Zero emissão de CO2

Ao propor uma nova forma de mobilidade e responder aos desafios urbanos atuais e futuros, o Ami One Concept está em plena sintonia com as evoluções da sociedade. O veículo é 100% elétrico, capaz de acessar todas as áreas da cidade ao mesmo tempo que respeita o meio ambiente e oferece um custo de utilização moderado. Perfeitamente adaptado aos deslocamentos constantes da vida urbana, o Ami One Concept atinge uma velocidade máxima de 45 km/h com zero emissão de CO2.

Com uma autonomia de 100 km, o Ami One Concept ainda pode efetuar vários deslocamentos urbanos, desde compromissos ocasionais até deslocamentos diários. A bateria de íons de lítio, armazenada horizontalmente sob o piso, é facilmente recarregada por meio de um cabo elétrico. Plugado numa estação de recarga pública ou Wallbox, ele é totalmente recarregável em apenas duas horas. O Ami One Concept também pode ser plugado numa tomada doméstica convencional  por meio de um cabo de extensão.

Utilização silenciosa

Silencioso no interior graças à tecnologia 100% elétrica, o Ami One Concept também oferece segurança no seu entorno. O carro ainda possui sua própria voz, criada pela agência Start-Rec juntamente com os designers da marca Citroën. Os sons emitidos pelo Ami One Concept refletem plenamente sua personalidade. Com uma música original e orgânica que mistura vozes femininas e masculinas, os sons em nada se assemelham aos normalmente produzidos por robôs.

identidade sonora, formada por uma sequência de notas que se alteram de acordo com a velocidade do veículo, além de ser um importante diferencial, também cumpre a regulamentação europeia em vigor desde 1º de janeiro de 2019 que estipula que, por razões de segurança, todos os veículos elétricos devem emitir um som artificial em baixas velocidades para alertar os pedestres de sua aproximação.

 

ULTRACOMPACTO PARA MAIOR AGILIDADE

Produto de mobilidade inigualável e concebido para a condução em meio urbano, o Ami One Concept possui uma silhueta cúbica e dimensões ultracompactas. Aparentando ter sido esculpido em um só bloco, medindo 2.50 m de comprimento et 1.50 m de altura, o veículo se mantém altivo sobre suas rodas de 18 polegadas especialmente desenvolvidas e que irradiam segurança. O modelo transmite uma impressão de robustez e proporciona uma  agilidade e uma manobrabilidade excepcionais. Além disso, tem a vantagem de estacionar em vagas perpendiculares à calçada.

 

INTUITIVO E CONECTADO

Facilidade de utilização para uma maior tranquilidade

Funcionalidades e tecnologias engenhosas estão presentes de ambos os lados do “Drive-Pod”,  que abriga comandos intuitivos para todas as funções de condução.

O AMI ONE CONCEPT é um modelo de mobilidade urbana 100% conectado no qual o smartphone tem um papel central na interface homem-máquina, e faz da condução uma atividade intuitiva e serena. Os usuários acessam o Ami One Concept usando o smartphone. As portas são travadas e destravadas através da leitura de um código QR situado na base de alumínio das maçanetas das portas. Depois de entrar no veículo, o condutor coloca o smartphone no local exclusivo situado em sua frente.

Com o smartphone já posicionado nessa área de recarga sem fio por indução, o diálogo entre o Ami One Concept e o condutor pode começar. Dependendo do aplicativo utilizado, a exibição na tela tem a forma de uma bolha projetada no campo de visão do condutor, como um head-up display. Em complemento aos instrumentos de condução normais, funções avançadas como entretenimento e navegação podem ser utilizadas para aprimorar a experiência de condução. A interface homem-máquina do Ami One Concept foi concebida como um assistente pessoal para otimizar a interação com o condutor. A interface é comandada por dois botões situados no volante: um comando de voz para chamar o assistente e um menu suspenso com os aplicativos.

O display, dotado de um design simples e elegante com tela de 5’’, fornece informações de condução úteis como velocidade, indicadores, etc. O grafismo exibido na tela reproduz os detalhes de cor dos revestimentos da cabine (Orange Mécanique e Out of the Blue) e apresenta dois tipos de fonte: um deles mais natural e o outro mais tecnológico, inspirado nas formas cúbicas do Ami One Concept e nos famosos “chevrons” da Citroën, usados, entre outros, no velocímetro. A interface gráfica humanizada contém olhos estilizados para transmitir emoção e estabelecer um diálogo especial com o usuário (alertas, perguntas, etc.).

À direita do “Drive-Pod”, um cilindro contém o botão de partida, o botão de alerta, o seletor de câmbio automático e uma caixa de som Bluetooth com controle de volume.

 

  1.  LIBERDADE DE SER MODERNO: DESIGN INOVADOR

O design sempre foi um elemento essencial ao longo dos 100 anos de história da marca the Citroën: os carros da Citroën são inconfundíveis. A história da Marca é lembrada por estilos de carroceria únicos, desde o Traction Avant até o novo SUV C4 Cactus, passando pelo 2CV, Ami 6 e o CX. Este novo conceito faz parte dessa tradição. O Ami One Concept reinterpreta as regras com seu universo criativo. Com suas formas puras e conceitos gráficos originais, o carro-conceito de dois lugares suscita à primeira vista uma sensação de surpresa e emoção.

 

DESIGN ENGENHOSO

Fácil de produzir com sua concepção virtuosa, o Ami One Concept tem tudo o que precisa para se tornar “popular” na cidade. Pensado para a mobilidade urbana com um design inteligente e econômico, o modelo abre novas possibilidades com suas peças simétricas: portas idênticas à direita e à esquerda com mecanismos de abertura invertidos;  abertura invertida da porta do condutor para facilitar o acesso e convencional da porta do passageiro para aumentar a segurança; elementos repetidos nas faces dianteira e traseira montados em sentidos inversos (placa na parte superior da face dianteira e inferior da traseira); para-choques idênticos (parcialmente encoberto na frente e com abertura atrás para mostrar a placa de matrícula);  para-lamas idênticos posicionados em diagonal em relação aos para-choques à direita e à esquerda; lanternas traseiras e luzes diurnas reversíveis à esquerda e à direita; além das quatro peças que compõem os retrovisores e as maçanetas das portas que podem ser montadas em sentidos diferentes.

Cada uma das peças do veículo é robusta, fácil de montar e produzida uma qualidade incomparável. A quantidade de materiais e o acabamento do habitáculo foram racionalizados, em coerência com a lógica da concepção do conceito.

DESIGN EXTERIOR:  ÚNICO E SIMÉTRICO, COM UMA NOVA ASSINATURA LUMINOSA

A nova gama da Citroën expressa toda sua força e harmonia no design da face dianteira, com a assinatura visual em dois níveis com destaque para as linhas horizontais lançada em 2013. O Ami One Concept moderniza a identidade da Citroën introduzindo uma nova assinatura visual, mais moderna, gráfica e high-tech, inspirada no carro-conceito CXperience.

A face dianteira conserva a assinatura visual em dois níveis, sutilmente unidos por uma fita de LED em forma de V que confere ao Ami One Concept uma frente expressiva, sublimada com elegância por esse tratamento estilístico. Com sua estrutura flutuante, as luzes diurnas e as setas de direção agregam um toque de finesse distintivo que faz com que o Ami One Concept seja imediatamente reconhecível. O mesmo tema estilístico é reproduzido nas luzes traseiras, (ver abaixo), enfatizando a harmonia do objeto e a percepção da Marca.

A cor Orange Mécanique e o logo 2D posicionado no centro da superfície preta laqueada lhe conferem uma expressão dinâmica. Feito para a cidade, o AMI ONE CONCEPT é dotado de proteções Dark Grey nos quatro cantos da carroceria, que se prolongam nas laterais debaixo das portas. Elementos de estilo essenciais destinados a reforçar a aparência protetora do veículo, os Airbump®, que caracterizam a gama atual da Citroën, ostentam toques de cor na tonalidade Out Of the Blue.

O aspecto engenhoso e a pureza de estilo do Ami One Concept são evidenciados pela simetria perfeita do design. A ênfase recai sobre as portas amplas com linhas suaves e mecanismo de abertura invertido, com inversão da abertura da porta dianteira para facilitar o acesso ao habitáculo.

O modelo ainda é dotado de retrovisores inspirados no universo do mobiliário. Em cima das maçanetas externas das portas, compostas por  alças azuis de borracha, um scanner permite a abertura e o fechamento das portas com o smartphone. Assim como os para-choques dianteiro e traseiro, a parte inferior da carroceria exibe um padrão estriado que tanto pode evocar aletas de resfriamento como os famosos “doubles chevrons”  inspirados nas engrenagens bi-helicoidais da Citroën.

Outro elemento marcante do carro-conceito é sua configuração conversível, ideal para um passeio com os cabelos ao vento. A capota de lona na cor Anthracite Grey abre-se manualmente com leveza e facilidade. Um único gesto a faz deslizar e se dobrar, com auxílio de uma tira azul e de um botão de comando.

Na traseira, o Ami One Concept ostenta a mesma cor laranja. Uma vasta área de vidro escurecido se estende acima da porta traseira. Destacadas da carroceria, as luzes traseiras são um contraponto das luzes diurnas da face dianteira, flutuando sobre um painel de policarbonato estriado e retro iluminado. O tratamento estilístico faz pensar na luz customizável do C3 Aircross Compact SUV. Assim como na frente, a traseira do Ami One Concept é dotada de Airbump®.

 

DESIGN INTERIOR DE ÚTILMA GERAÇÃO E CITROËN ADVANCED COMFORT

O Ami One Concept é tão original por dentro quanto por fora! O design de última geração do modelo inspira-se em outros universos, prometendo um deslocamento urbano revolucionário e extremamente confortável.

O modelo encarna uma visão moderna do programa Citroën Advanced Comfort®. Além do funcionamento silencioso e do trabalho meticuloso dos materiais, uma bela luminosidade impera no habitáculo por conta das amplas áreas envidraçadas, incluindo o para-brisas, as janelas laterais e a janela traseira.

No interior, o espaço e a funcionalidade são valorizados. Os designers do Ami One Concept optaram por uma disposição assimétrica do banco do condutor (sobre trilhos) e do passageiro (fixo). Essa disposição libera espaço na altura dos ombros, proporcionando maior liberdade de movimento aos dois ocupantes.

O modelo também convida seus ocupantes a passear pela cidade numa atmosfera energizante. Os assentos generosos e os apoios de cabeça são revestidos com um tecido azul escuro de fácil manutenção, inspirado no mobiliário de jardim e realçado por elástico laranja. Os encostos dos bancos têm um aspecto esculpido e vazado na cor Out of the Blue na frente, e Orange Mécanique na parte de trás. Proporcionando suporte e maciez, a técnica de “caning” desenvolvida pelo Studio Plott apresenta um padrão em forma de cubo, que também aparece reinterpretado nos tapetes cinzas.

O Ami One Concept se destaca no quesito espaços de arrumação, astuciosamente repartidos. Graças à nova arquitetura do conceito, cada pedacinho do veículo é aproveitado. Na frente, a parte superior dos painéis azuis das portas tem um toque agradável. Esses apoios de braço são fixados com uma tira macia de PVC, semelhante à utilizada nas maçanetas externas das portas. As tiras evocam uma atmosfera de viagem e remetem àquelas que foram lançadas no C4 Cactus. A parte inferior dos painéis das portas abriga uma lona esticada por elástico, criando um espaço para objetos com um look praiano.

O “Drive-Pod” situado no lado do condutor viabilizou a criação de um espaço de arrumação original no lado do passageiro, dimensionado para uma bagagem de cabine e uma bolsa de mão. Na parte traseira, uma superfície plana acessível através do banco rebatível do condutor também pode ser ocasionalmente usada para bagagens, além de conter uma Safety Box com uma jaqueta fluorescente e um triângulo de sinalização. As equipes de estilo de “Cores e Materiais” também trabalharam para criar um ambiente claro e luminoso. Todos os revestimentos têm uma pintura em duas cores com aspecto salpicado e resistente, enquanto os espaços de arrumação levam uma pintura tecnológica azul de fácil manutenção.

Bagagens exclusivas foram criadas para acompanhar o conceito, incluindo uma mochila, especialmente dimensionadas para caber no espaço de arrumação em frente ao passageiro, bem como uma sacola de compras e um saco de viagem cilíndrico. Esses três acessórios, desenvolvidos em parceria com o artista Damien Béal, reproduzem os materiais e os temas cromáticos utilizados na cabine. Para o Ami One Concept, o artista adaptou suas técnicas e know-how a materiais com os quais não tem o hábito de trabalhar, dando-lhes o mesmo acabamento tradicional do couro.

 

ACESSÓRIOS QUE COMPARTILHAM A IDENTIDADE DO AMI ONE CONCEPT

Os produtos derivados que foram criados para o AMI ONE CONCEPT compartilham as mesmas promessas e cores:

– #RUN: um agasalho corta vento desenvolvido em parceria com a marca francesa BACK TO ALASKA em tecido leve e que “respira”;

– #LISTEN: uma caixa de som portátil Bluetooth de 5 W, ideal para deslocamentos e fácil de instalar;

– #DRIVE: um chaveiro na mesma forma e material da maçaneta da porta;

– #PLUG: um cabo de recarga compatível IOS e ANDROID, essencial para permanecer conectado;

– #CARE: uma capa de celular de silicone desenvolvida em parceria com a marca BONE que oferece proteção máxima contra quedas;

– #CHARGE: uma miniatura de carro solar de origami, criada em parceria com a sociedade francesa LITOGAMI.
O carro é recarregável durante o dia e funciona por 25 minutos depois de passar o dia ao lado da janela na luz solar;

– #PLAY: uma miniatura colecionável de metal na escala 1:43.

Os produtos AMI ONE CONCEPT estão disponíveis na Citroën Lifestyle e-boutique nos seguintes países: França, Portugal, Benelux, Espanha, Itália, Áustria, Alemanha, Países Baixos, Reino Unido, Irlanda e Polônia.

 

FICHA TÉCNICA DO AMI ONE

Comprimento: 2.50 m

Largura: 1.50 m

Altura: 1.50 m

Diâmetro de giro: 8 m

Peso: 425 kg

 

FOTOS E VÍDEOS DISPONÍVEIS

www.citroencommunication-echange.com

Login (em maiúsculas): AMI_ONE_CG19

Senha (em maiúsculas): CONCEPT1_GENEVA

 

Links do YouTube:

MANIFESTO: https://youtu.be/Yuyvz-8Lu9o

PRODUTO: https://youtu.be/b6iTZXOfJr0

EXPERIÊNCIA: https://youtu.be/tX67ZpguMew

PRODUTOS LIFESTYLE: https://youtu.be/0AE7RcuaXrs

 

A Marca Citroën

No coração do mercado automotivo desde 1919, a Citroën se afirma como uma marca popular no sentido literal da palavra, tornando as pessoas e seus estilos de vida sua principal fonte de inspiração. Um espírito reforçado pela sua assinatura “Inspired By You ” e incorporado por carros que combinam design exclusivo e conforto de referência. Dentro do setor de marcas mainstream, a Citroën também se destaca com uma experiência única do cliente (Citroën Advisor, ‘La Maison Citroën’, etc.). Em 2018, a marca vendeu 1,05 milhão de veículos em mais de 80 países.

Sala de imprensa da Citroën: https://br-media.citroen.com  – @Citroenbrasil

 

CITROËN DO BRASIL | RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Marcus BRIER – Tel.: +55 11 2536-3391 – marcus.brier@mpsa.com

Giselli CARDOSO – Tel.: +55 11 2536-3269 – giselli.cardoso@mpsa.com

Luís DE MAGALHÃES – Tel.: +55 11 2536-5093 – luis.magalhaes@ext.mpsa.com

SITE DE IMPRENSA: http://br-media.citroen.com/pt-br