Há uma minoria de empresas especializadas na limpeza de bicos injetores, bicos GDI e módulos anti-furto em Cuiabá e Várzea Grande. Trata-se de um procedimento altamente técnico, que exige especialização. Tanto que as empresas automotivas – que operam nesse segmento – são mais conhecidas como laboratórios, em face da série de processamentos químicos para revitalizar as peças, tornando-as 100% aptas ao serviço.
Em Várzea Grande, a América Bombas detém respeitabilidade por parte de sua tradicional clientela. É referência de atendimento preciso, atesta Venoel Sales, mecânico com oficina de grande aporte na Cidade Alta, em Cuiabá. Sales diz que a América Bombas oferta serviços que não retornam para nenhum retoque. E confessa ter passado raiva com outras da Grande Cuiabá.
“Mecânico nenhum gosta de ficar indo e vindo aos laboratórios de bicos [injetores]. Lá, na América, tenho convicção de que as peças entregues estão prontas para serem reinstaladas nos veículos. É um problema a menos”.
Para a empresária Regina Pereira, proprietária da América Bombas, nenhum serviço deve ocorrer pela metade, mas ser executado integralmente e de modo perfeito. Ela ainda aconselha aos motoristas para proceder limpeza regular dos bicos injetores.
“Se entupirem, vai travar o funcionamento do motor. Ou vai funcionar engasgado”,diz.
Regina destaca que os entupimentos acontecem geralmente por causa de combustíveis adulterados.Daí ser preciso realizar manutenção periódica, essencial para que ninguém fique na rua ao sair com seu veículo -pontua.
A executiva salientou também que sua empresa navega em águas tranquilas justamente pela forma séria com que sempre trabalhou.
“Cliente insatisfeito é cliente de uma única vez. Nós já pensamos diferente: agradar ao máximo, fazer o melhor para que ele [cliente] se sinta bem atendido e retorne. A América Bombas cunhou esse propósito; tornou-se, aliás, seu lema operacional. É uma responsabilidade enorme, temos ciência disso”.
ATENDIMENTO EM OUTRAS ÁREAS
A América Bombas foi fundada pelo esposo da empresária Regina Pereira, Edson Matos [falecido recentemente], e existe há décadas. Chegou a funcionar na Avenida da Feb (Várzea Grande), mudando-se dali por ocasião das obras da Copa 2014. Atende carros a álcool e/ou gasolina, equipamentos náuticos e motocicletas. Mecânica em geral”.
“Foi Édson Matos quem iniciou esse empreendimento, estruturando-o passo a passo. Tornamos-nos uma empresa vitoriosa justamente pela retaguarda de atendimento eficaz prestado em vários segmentos automotivos”.
Conforme Antônio Rodrigues, técnico em injeção direta, o manuseio das peças com produtos químicos exige cuidados especiais, pois tudo é medido meticulosamente. Isso inclui até cálculo do tempo de ‘banho químico’.
“Os equipamentos utilizados pela América Bombas são de precisão, informatizados. São capazes de detectar quando uma determinada peça está avariada, inviável para receber manutenção e voltar a operar.”
Para facilitar a solução, na ocorrência de impasses semelhantes, a empresa dispõe ainda de peças novas. Regina Pereira explica que fica a critério da clientela adquirir as peças necessárias na América Bombas ou em outro lugar.
“Não impomos nada. Tipo assim: se o cliente x ou y comprar as peças aqui, a mão de obra vai sair mais barato. Nada disso. Nossos preços são compatíveis à tabela de mercado. Deixamos a critério dos clientes escolher onde quer comprar. E até indicamos lojas que revendem as peças em Cuiabá e Várzea Grande”.
Por João Carlos de Queiroz, jornalista