Alunos de escolas municipais se destacam no “Natal Feliz” com apresentações extracurriculares

Rafaela Maximiano – Neste sábado e domingo, dias 16 e 17 de dezembro, mais uma vez as luzes e o cenário natalino da Praça Aquidaban, no Centro de Várzea Grande, serão palco de apresentações especiais de Natal para toda a sociedade várzeagrandense. A 3ª edição do projeto “Natal Feliz” que, apesar de recente, já se tornou tradicional na cidade, tem como destaque os alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande. Os jovens demonstram todo aprendizado adquirido nas aulas extracurriculares com atrações de dança, música e teatro.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Sílvio Fidelis, as escolas escolhidas já se apresentam em vários eventos culturais dentro e fora da comunidade em que estão inseridas por que participam de projetos extracurriculares que visam despertar na criança atividades culturais, quer seja na música, dança, nas artes plásticas, artes cênicas, entre outros. Além disso, os alunos que participam do projeto ‘Escola em Tempo Ampliado’ têm alcançado bons resultados, principalmente, nos projetos que envolvem música e dança. “Os estudantes estão se dedicando ao máximo para fazer um grande espetáculo e não veem a hora de se apresentarem no Natal Feliz”, destacou.

“Muitos projetos já exitosos têm continuidade de ação como é o caso dos grupos de fanfarras, corais e teatros. É importante sair do núcleo escolar e se apresentar à sociedade como na oportunidade do projeto ‘Natal Feliz’, que é uma forma de mostrar o que eles desenvolveram e adquiriram como conhecimento e até o gosto pela arte e cultura. Muitos jovens e crianças com esses projetos desenvolvem o dom artístico e têm a oportunidade de um futuro profissional. A Educação dá o ponta pé inicial quando busca alternativas de ensino que fazem parte do contexto curricular e que dão resultados positivos”, avalia Fidelis.

O gestor municipal destaca como exemplo a fanfarra da Escola Municipal de Educação Básica “Dirce Leite de Campos”, que ensaia desde 2007 e desde então já ganhou vários prêmios e está classificada entre as três maiores fanfarras do Estado de Mato Grosso. “Os alunos já se apresentaram em diversas cidades de Mato Grosso, como Sorriso, Tangará da Serra, Cuiabá e Itiquira. O repertório emocionou o público presente no final de semana passada com a musicalidade e as encenações natalinas. Vale a pena conferir a programação deste final de semaa dias 16 e 17 junto com toda a família”, convida o secretário.

As escolas municipais que vão marcar presença no ‘Natal Feliz’, edição 2017 neste final de semana são as EMEBs  “José Estejo de Campos”, “Dirce Leite de Campos”, “Lenine de Campos Póvoas”, “Gonçalo Domingos de Campos”, “Jaime Veríssimo de Campos” e “Antônio Joaquim de Arruda”. E os convidados Instituto Jaiminho com apresentações de dupla de cantores  e o Palhaço Chocolate, e finalizando as apresentações de todas as noites a Banda Municipal com repertório variado entre MPB, clássico romântico.

“A ideia do espetáculo é sensibilizar a plateia, proporcionar um mergulho na emoção. É uma época em que somos convidados, por causa do Natal, a refletir sobre o fim do ano e sonhar com o novo ano, sempre repleto de harmonia e paz”, explica Silvio Fidelis.

Além dos clássicos natalinos, como Sapatinho de Natal, Jingle Bells Rock e a versão em português de White Christmas, as vozes juvenis dos corais também interpretarão canções que falam sobre paz, esperança e um mundo melhor. “O universo educacional aborda através das apresentações seja de teatro, dança, orquestra ou fanfarra, temas sobre o planeta, sobre o momento que vivemos e o mundo que queremos. Também vemos como é importante lembrar que o Natal não é só sobre consumismo, sobre ganhar presentes. Há um presente muito maior que foi o nascimento do menino Jesus”, detalha Fidelis sobre os temas dos espetáculos.

Além disso, as apresentações culturais são gratuitas e a programação conta ainda com a presença do Papai Noel que receberá as crianças para fotografias, exposição e comercialização de artesanato local pela Casa de Artes e a presença de entidades filantrópicas responsáveis pela Praça de Alimentação onde os recursos arrecadados serão revertidos para seus trabalhos de assistência social, a exemplo das Instituições Lírios do Vale, Nossa Terra, Nossa Gente, Lions Club e Rotary.

Programação para o dia 16 de  Dezembro da EMEB ‘José Estejo de Campos’, vai  apresentar número de dança, a EMEB ‘Lenine de Campos Póvoas’ leva ao palco a fanfarra, já a EMEB “Gonçalo Domingos de Campos” sobe ao palco com teatro de Sombras, os convidados Instituto Jaiminho leva o número do Palhaço Chocolate, a cantora mirim Amanda com repertório sertanejo e a Banda Municipal encerra as apresentações da noite do dia 16 de dezembro.

Dia 17: A EMEB ‘Gonçalo Domingos de Campos’ se apresenta com o número Caçulas do Pandeiro, a EMEB Antonio Joaquim de Arruda apresenta número de dança que remete o Natal, já a EMEB Jaime Veríssimo de Campos sobe ao palco com número de balé e o Instituto Jaiminho finaliza as apresentações com a  dupla de cantores com repertório MPB e sertanejo.