Ações da 4ª edição do Educando para Cuiabania se iniciam nesta quarta-feira com concurso de dança

Projeto visa estimular na comunidade escolar da rede municipal de ensino de Cuiabá a importância do conhecimento da história local

Luciana Souza – Estimular na comunidade escolar da rede municipal de ensino de Cuiabá a importância do conhecimento da história local, analisando o passado da cidade, com  objetivo de compreender a cultura e identidade dos habitantes, de modo que o aluno se sinta parte integrante dessas raízes. Este é o objetivo da didática do projeto Educando para Cuiabania, que neste ano realiza sua 4ª edição, tendo início nesta quarta-feira (4), com as apresentações dos grupos de dança de Siriri e Rasqueado.  O evento faz parte das comemorações em alusão ao aniversário de 299 anos de Cuiabá, comemorado no dia 8 de abril.

“Aproximação entre educação e cultura é uma grande estratégia de uma abordagem pedagógica criativa e, ao mesmo tempo, promovendo o resgate dessa rica cultura cuiabana, agregando a este momento de progresso da Capital tricentenária, de tantos registros emblemáticos que auxiliaram na construção do nosso país. Tudo isso, se alinha a proposta do nosso gestor, ‘de uma Capital que se transforme sem perder a magia do antigo, das raízes’,” destaca o secretário de Educação, Alex Vieira Passos.

Ao todo, se apresentam 26 unidades escolares da Capital, entre  Creches, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb).  O concurso está dividido por modalidades de ensino e as apresentações acontecem nesta quarta (4) e quinta-feira (5).  Durante a quarta, nas modalidades de educação infantil, compreendendo alunos da faixa etária de 4 a 5 anos, se apresentam 12 escolas e cinco Centros, sendo no período matutino, o início às 8h, e no período vespertino, às 14h. Já na quinta-feira, as apresentações são para os grupos do clico dois de ensino, entre dois e três anos, compostos por nove Creches,  na categoria de educação do jardim. Ambas no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

“É um projeto em que o objetivo maior é o resgate da cultura, da tradição cuiabana. Ao longo destes quatro anos, viemos o projeto, e este ano, ele vem em consonância com a proposta de transformação da Cuiabá 300 anos, fazendo uma ponte entre o ontem e o hoje, alinhando isso à educação, para que nossas crianças e adolescentes, que são os percussores dessa nova era, sejam inseridos nesse processo. Dentre esses pilares, o projeto atende a terceira idade também, promovendo uma interação entre as gerações e realizando uma inclusão cultural completa”, ressalta a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado.

Classificação e premiação – Das 26 unidades escolares, 16 serão classificadas para a final, sendo oito de cada modalidade (ensino infantil e jardim). Dessas, quatro de cada modalidade recebem os prêmios.  A solenidade de premiação acontece na sexta-feira (6), no período da manhã, no auditório da Secretaria de Educação.

No mesma ocasião, acontece a premiação dos concursos de vídeo, com o tema “Belezas de Cuiabá”, dos alunos do 2º ciclo, onde foi classificada uma filmagem de cada unidade, e os do desenho, com o tema “Pintando minha Cuiabá”, com classificação de três desenhos por unidade, participando os alunos do primeiro ciclo.

Além da premiação do concurso de dança, desenho e vídeo, o projeto também compreende o concurso gastronômico da culinária cuiabana. Neste, os alunos a modalidade do EJA – Educação para Jovens e Adultos, de seis unidades escolares, apresentam pratos típicos da cuiabania. Os seis pratos serão apresentados na noite de quinta-feira (5), às 18h30, na escola Madre Marta Cerutti, localizada à Avenida Juliano da Costa Marques. Os três melhores serão premiados.

A ação da 4ª edição do Educando para Cuiabania se estende por todo mês de abril. Com uma programação voltada para o 3º ciclo de ensino, faixa etária de 12 a 14 anos, o projeto realiza, em dias alternados, o ‘City Tour’ – passeios por lugares históricos da Capital, com palestras e orientações de vários temas, como meio ambiente.

“Trabalhamos todas estas modalidades, juntas às unidades, desde o mês de março. Antes deste período, todas receberam om projeto, optando pela adesão ou não. Todos os classificados estão de acordo com o regulamento do Educando e poderão, além da participação neste cronograma de aniversário, dar continuidade a didática do projeto, levando cultura à grade educacional do município. Mais uma oportunidade de crescimento para a nossa sociedade”, disse a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Marcela Guimarães.