8 em cada 10 latino-americanos estão dispostos a comprar um veículo elétrico

Estudo encomendado pela Nissan revela oportunidades de mobilidade na América Latina

SÃO PAULO, Brasil – De acordo com um estudo encomendado pela Nissan na América Latina, 8 em cada 10 pessoas estão abertas a comprar um veículo elétrico.

No estudo realizado pela empresa C230, braço de consultoria da Fundação Think Tank IDEA, observa-se que, com ações adequadas, a região tem oportunidades de acelerar a adoção de veículos elétricos e autônomos. Enquanto 80% dos latino-americanos já ouviram falar de carros movidos a bateria, apenas 1 em cada 10 andou em um desses veículos.

Os resultados do estudo foram compartilhados hoje no “Nissan Futures América Latina“, realizado em São Paulo, Brasil. No evento, a Nissan reiterou seu compromisso de impulsionar o futuro da mobilidade na região por meio de sua visão de marca Nissan Intelligent Mobility, que busca mudar a maneira como os carros são impulsionados, conduzidos e integrados à sociedade.

A C230 conversou com 5.700 pessoas em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – com o objetivo de conhecer o grau de abertura na região para as novas tecnologias de mobilidade.

O estudo também contribuiu para identificar outros dados relevantes sobre o assunto, entre os quais se destacam:

Oportunidades para a introdução de veículos elétricos

  • 80% dos entrevistados estariam dispostos a comprar um veículo elétrico, uma vez que o consideram uma solução que contribui para a redução da poluição ambiental.
  • 73% pensam que abastecer um veículo elétrico é mais barato custo do que os movidos a combustíveis fósseis.
  • Embora haja uma clara abertura para adquirir e aprender mais sobre veículos elétricos, foram identificadas algumas barreiras, que os entrevistados expressam como as principais preocupações relacionadas à aquisição de um veículo elétrico, tais como:
    • 75% consideram que pode ser complicado encontrar um ponto de recarga.
    • 60% preocupam-se com o fato de que a carga disponível neste tipo de veículo pode não ser suficiente para completar os deslocamentos diários.
    • Para 63% deles, a preocupação é que o tempo de carregamento da bateria seja muito demorado.


Imagem do clique a ampliar

Veículos autônomos
O nível de conhecimento e a atitude em relação aos veículos com tecnologia autônoma mostram que há uma oportunidade para explorar o assunto na região:

  • Apenas 35% das pessoas consultadas ouviram falar de veículos autônomos; no entanto, 69% disseram, após explicação da tecnologia, que estariam dispostos a usar um veículo autônomo.
  • Mais da metade, 54%, expressou opinião positiva sobre veículos autônomos; principalmente sobre como isso pode ajudar a melhorar a mobilidade e a segurança nas ruas das cidades latino-americanas.
  • 58% dos entrevistados consideram que os veículos autônomos iriam melhorar a mobilidade em suas cidades e 6 em cada 10 consideram que suas viagens seriam muito mais confortáveis com este tipo de veículo.
  • É importante ressaltar que 70% consideram que a ocorrência de acidentes poderia diminuir com o uso de veículos autônomos e 72% disseram que, em caso de ocorrência, seria menos grave.
  • Finalmente, 64% das pessoas consultadas estariam dispostas a comprar um veículo autônomo se o custo fosse semelhante ao de um veículo normal.


Imagem do clique a ampliar

Uma região aberta a novas tecnologias de mobilidade

Os resultados desta pesquisa permitem conhecer a opinião dos consumidores em relação às novas tecnologias de mobilidade, deixando claro que a adoção de veículos elétricos é viável na região, graças à percepção positiva que existe em relação a este tipo de veículo.

No caso das tecnologias de mobilidade autônoma, enquanto existe a oportunidade de compartilhar mais informações e conhecimentos sobre o assunto, há também um nível de aceitação positivo na medida em que estes podem contribuir para a melhoria da qualidade do ar, tempos de viagens e segurança no trânsito.

Nissan anuncia a chegada do Nissan LEAF 100% elétrico à América Latina

Durante o evento, a Nissan anunciou a introdução na América Latina da nova geração do Nissan LEAF, veículo ícone da visão de marca Nissan Intelligent Mobility, que busca proporcionar maior autonomia, mais eletrificação e mais conectividade ao seu portfólio de produtos para mover as pessoas para um mundo melhor.

O veículo 100% elétrico zero emissão será lançado em uma primeira fase na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico durante o próximo ano fiscal.

O Nissan LEAF é o veículo elétrico líder global de vendas, com mais de 300 mil unidades vendidas desde que o modelo foi lançado pela primeira vez, em 2010.

# # #

Sobre o estudo

O estudo encomendado pela Nissan América Latina e realizado pela empresa C230, braço de consultoria da Fundação IDEA, foi elaborado mediante a aplicação de um questionário virtual a 5.769 pessoas (homens e mulheres entre 18 e 65 anos) de cinco países da América Latina entre 22 e 23 de fevereiro de 2018. Os países são: Argentina, Brasil, Chile, Colombia e Peru. As perguntas dos questionários foram desenvolvidas para recolher informações sobre a percepção da mobilidade, percepção de veículos elétricos e percepção de veículos autônomos na região da América Latina.

Sobre a Nissan América Latina

A Nissan América Latina (LATAM) é uma unidade de negócios criada em 2014 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da empresa através de estratégias específicas para o benefício dos consumidores na Região. A Nissan LATAM cobre 38 países, com três filiais: Brasil, Chile e Argentina. Durante o ano fiscal de 2016, as vendas atingiram 181.027 unidades. As operações da Nissan LATAM representam os seguintes mercados: Antígua, Argentina, Aruba, Bahamas, Barbados, Belize, Bermudas, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Colômbia, Curaçao, Dominica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Grand Cayman, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Montserrat, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, São Cristóvão, Santa Lúcia, São Martinho, São Vicente, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela. Para mais informações sobre a Nissan na América Latina e a gama completa de veículos Nissan, visite nosso site em http://nissannews.com/es/nissan/lac

Contato:

Ana Genaro
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br

Alexandre Carvalho
Comunicação — Produto
Nissan do Brasil
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Mila Poli
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9009
mila.poli@nissan.com.br

manchete