Além de pessoas, um cachorro e três gatos também retornaram com segurança, em uma viagem que durou catorze horas. A jornalista Carolina Rizzo expressou a emoção de retornar ao Brasil com seu esposo, seus dois filhos, Francisco, de um ano e meio, e Fernando, de 3 anos e meio, além de seus animais de estimação Babu, César e Frajolinha. “Eu sabia que a burocracia maior seria com os pets e a gente queria levar a família inteira. Estávamos tentando um plano B, ou seja, alguém que pudesse cuidar deles lá de casa, mas sabemos que guerra é guerra e não saberíamos se quem fosse cuidar conseguiria levar eles em caso de necessidade de fuga”, contou.
O pastor e organizador de caravanas turísticas, Antonio Cirilo Costa, empreendeu uma viagem com setenta pessoas, que almejavam visitar as regiões conhecidas por meio da bíblia. Entretanto, com o conflito, os viajantes precisaram regressar no primeiro e no segundo voo da FAB. “Grande parte do nosso grupo veio no primeiro resgate, mas ainda faltavam oito pessoas que não estavam na lista. Embora eu também pudesse ter vindo ontem, no primeiro voo, preferi esperar as outras para todos voltarmos juntos. Estar de volta ao Brasil é um alívio”, comentou.
Mais de 2500 brasileiros pediram para serem repatriados desde quando a guerra começou. A missão de ajuda humanitária continua, e até domingo 900 cidadãos serão trazidos de volta em aeronaves da FAB.
Clique aqui e assista ao vídeo da matéria
Confira aqui mais notícias sobre a Operação Voltando em Paz
Fotos: Sargento Muller Marin / CECOMSAER
Vídeo: Sargento André Souza / CECOMSAER