Imprensa Nissan – América Latina – Nos últimos anos, a Nissan tem se posicionado como líder global em eletrificação. Por meio da sua visão Nissan Intelligent Mobility, a marca tem desenvolvido diversas tecnologias de zero emissões, pesquisas e projetos sustentáveis ao redor do mundo com o objetivo de transformar o futuro da mobilidade.
A seguir destacamos dez fatos e ações que confirmam a liderança da Nissan em eletrificação:
1.- A Nissan é pioneira na criação e desenvolvimento de veículos elétricos (EVs). A Nissan foi a primeira marca automotiva a lançar globalmente, em 2010, um veículo 100% elétrico comercializado em massa: o Nissan LEAF, que rapidamente se posicionou como o EV mais vendido no mundo.
2.- Já foram vendidas mais de 320 mil unidades do Nissan LEAF em todo o mundo desde o seu lançamento. O Nissan LEAF está presente em 51 mercados e é responsável por impulsionar as vendas globais de veículos elétricos na Nissan em 10% no último ano fiscal de 2017.
Em 2017, a Nissan lançou a segunda geração do LEAF, que se destaca pela maior autonomia com um design mais dinâmico e as tecnologias da Nissan Intelligent Mobility; incluindo o ProPILOT Assist, e-Pedal, Assistente Inteligente de Emergência e outras inovações.
Em março deste ano, a Nissan anunciou que o Nissan LEAF será comercializado na América Latina no ano fiscal 2018 e estará inicialmente disponível na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Uruguai e Porto Rico.
3.- Desde o seu lançamento global, o Nissan LEAF já acumulou cerca de 120 prêmios e reconhecimentos
Este veículo é o ícone da visão de marca Nissan Intelligent Mobility, pois reúne as três áreas de inovação, que buscam proporcionar maior autonomia, mais eletrificação e mais conectividade.
Entre os últimos prêmios que recebeu, destacam-se:
- Nota máxima, “5 Estrelas” pelos testes de segurança da Euro NCAP na França, em 2018.
- “Veículo Ecológico 2018”, pela World Car Awards, nos EUA.
- “Carro Verde do Ano 2018”, pela FIPA (Federação Interamericana de Jornalistas Automotivos).
- “O melhor em Inovação para Inteligência de Veículos e Tecnologia de Condução Autônoma” e “Tecnologia para um Mundo Melhor” outorgado por um grupo de peritos em tecnologia, do Consumer Electronics Show 2018 (CES), nos EUA.
- “Melhor Carro Elétrico”, no What Car Awards 2018, no Reino Unido.
- “Menor Custo de Propriedade”, da Kelley Blue Book, nos EUA.
- “Melhor veículo pequeno familiar”, no Next Green Car Awards 2017, no Reino Unido.
- “5 estrelas em Segurança”, no Programa de Avaliação de Novos Automóveis, no Japão.
4.- A Nissan se tornará a primeira marca automotiva japonesa a participar no Campeonato de Fórmula E, a partir da temporada 2018-2019.
Este campeonato de automobilismo 100% elétrico dará à Nissan a oportunidade de desenvolver tecnologias elétricas para os veículos de corridas e permitirá enfrentar as condições reais das pistas; além disso, também servirá como uma plataforma global de grande visibilidade para compartilhar sua visão Nissan Intelligent Mobility.
5.- A Nissan planeja vender 1 milhão de veículos elétricos anualmente até 2022. Este objetivo está no plano de médio prazo da marca: o Nissan M.O.V.E. to 2022.
Como parte dele, a Nissan lançará três novos veículos elétricos e cinco modelos e-POWER no Japão até o final do ano fiscal de 2022.
O compromisso da Nissan com o desenvolvimento da eletrificação é tão forte que atualmente o Nissan LEAF já é produzido em três continentes: América, Europa e Ásia.
6.- O Nissan e-POWER é um inovador sistema de propulsão ambientalmente amigável. Esta tecnologia foi introduzida pela primeira vez em 2016, no Japão, e combina um motor elétrico com um a gasolina, oferecendo grande vantagem ao contar com uma ampla autonomia. Assim, os motoristas não precisam se preocupar em recarregar a bateria do veículo elétrico.
O e-Power é um motor leve e eficiente, compacto e de alta eficiência que oferece uma condução de alta qualidade, suave e responsiva. Além disso, produz baixas vibrações e gera um torque instantâneo. O primeiro modelo lançado com essa tecnologia foi o Note e-POWER, que em 2017 se consolidou como o compacto com maior número de vendas no Japão. Em 2018, a Nissan anunciou a introdução desta tecnologia em um segundo modelo, o Nissan Serena e-Power.
7.- A Nissan possui experiência comprovada no desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia.
Através do projeto Xstorage e procurando oferecer uma segunda vida às baterias do Nissan LEAF, atualmente 280 baterias são reutilizadas para fornecer energia ao estádio Amsterdam Arena na Holanda.
Em dezembro de 2016, a Nissan, em parceria com a Eaton Power – empresa de soluções em administração de energia- assinou um convênio de dez anos para fornecer uma fonte de energia alternativa ao estádio de futebol do time Ajax. Este sistema pode proporcionar energia à vizinhança e contribuir para melhorar a estabilidade da rede quando necessário.
8.- A Nissan abriu no Japão a primeira fábrica especializada na reutilização e reciclagem de baterias de íon-lítio dos veículos elétricos. A reciclagem e reconstrução de baterias terão um impacto substancial na indústria, reduzindo a demanda dos materiais de novas baterias, assim como no meio ambiente e na sociedade. A fábrica já está em operação e é administrada pela 4R Energy Corporation, uma sociedade conjunta entre a Nissan e a Sumitomo Corporation.
As baterias recicladas e reconstruídas nessa fábrica serão utilizadas para oferecer a primeira geração de baterias reconstruídas e substituíveis para veículos elétricos e nos sistemas de armazenamento de grande escala e empilhadeiras elétricas.
9.- A tecnologia Vehicle to Grid (V2G) utilizada pela Nissan é uma fonte de energia portátil com um número infinito de aplicações.
A V2G é uma tecnologia que permite utilizar os veículos elétricos como centros móveis capazes de utilizar energia armazenada seja para alimentar necessidades domésticas ou mesmo em épocas de emergência energética. Com este sistema os proprietários de veículos elétricos Nissan podem recarregar suas baterias durante a noite, quando a demanda de energia é mais baixa, e posteriormente utilizar a energia armazenada ou então devolver energia à rede elétrica.
Nos últimos anos, a Nissan vem desenvolvendo alianças com empresas como a Enel, Endesa, Eaton, E. ON, entre outras, buscando agregar benefícios aos proprietários de veículos elétricos e construir uma sociedade alimentada por energia limpa e sustentável.
10.- A Nissan trabalha no desenvolvimento de novas soluções energéticas, combinando painéis solares e veículos elétricos. Os painéis solares têm se tornado uma das fontes de energia de maior crescimento no mundo, e a Nissan colabora ativamente para desenvolver fontes inovadoras de energia, para um futuro mais sustentável e inteligente.
Podemos mencionar alguns projetos, como o “The Reborn Light“, no qual a Nissan e sua filial 4R Energy Corporation iluminarão o povoado de Namie, no Japão. Ambas as marcas trabalharão juntas para instalar um novo sistema de iluminação pública que combine painéis solares e baterias usadas dos veículos elétricos Nissan LEAF.
Com o “Ecosystem Japan”, um programa da Nissan que promove a energia limpa, a marca ofereceu aos proprietários do novo Nissan LEAF a instalação gratuita de painéis solares em suas casas, com o objetivo de promover o uso de energia limpa.
Na Inglaterra uma iniciativa similar, a “Nissan Energy Solar”, foi apresentada como solução ‘tudo em um’, que combina painéis solares residenciais com um sistema de armazenamento de energia de nível mundial.
Finalmente, na Holanda, o Nissan Motor Parts Center pôs seu teto à disposição de 900 casas, para a produção de energia sustentável em grande escala. Este telhado solar coletivo teve suas operações iniciadas em fevereiro deste ano e estima-se que até o final de maio estará funcionando por completo, fornecendo energia para 900 famílias.