AKANE LIZUKA: BRILHO TALENTOSO NAS NOITES CUIABANAS. ENCANTO MUSICAL DE DERRETER CORAÇÕES…

Por João Carlos de Queiroz – Uma dica para quem gosta de EXCELENTE música: a linda japonesa Akane Lizuka está nos presenteando esporadicamente com apresentações fenomenais nas noites cuiabanas, sempre ao lado do companheiro violonista Claudiney, integrante da Banda da Polícia Militar de Mato Grosso.

Akane não apenas canta, mas também encanta, reflexos de sua simpatia e carisma contagiantes. Trata-se de uma artista completa, instrumentista com dotes inimitáveis, que resolveu deixar o Japão para vir abrilhantar o Brasil. Suas interpretações são imbuídas de alternância poética, tons que deixam óbvio o domínio absoluto da voz e a consciência segura dessa cantora asiática, que impacta naturalmente quantos a ouvem. É assim que as horas se perdem em noites de êxtase total quando o palco está sob o domínio de Akane.

Com tanto talento expresso na voz, gestos e na naturalidade ao manusear instrumentos musicais, Akane e seu parceiro Claudiney {que consegue fazer o violão quase falar} já se tornaram joias artísticas de destaque no cenário cuiabano. Akane é reconhecida por onde anda, e comenta que isso, por si só, é uma recompensa emocionante.

“As pessoas me cumprimentam sempre, querem saber como resolvi vir morar no Brasil, o que acho daqui, se penso voltar… Ainda questionam se, no Japão, as músicas brasileiras são apreciadas, ou se eu cantava canções brasileiras quando residia por lá. Tudo tem sido muito maravilhoso em minha vida, só tenho que agradecer!”

Contratos à vista – Com tantos atributos, jamais Akane e o parceiro Claudiney poderiam passar despercebidos. Empresários diversos sinalizam viva cobiça à presença dessa dupla nos seus palcos.  Mesmo porque, admitem, é exigência de muitos clientes que já babaram com os shows dos dois em pontos prestigiados da capital.

“NEM SEI COMO A MÚSICA FLUI DA FORMA QUE TODOS GOSTAM. É ALGO SINCERO EM MIM, NÃO FORÇO AO CANTAR. FAÇO DE CADA INTERPRETAÇÃO UM SORRISO DE FELICIDADE INESGOTÁVEL. É UMA SENSAÇÃO PRAZEROSA QUE VIVENCIO HÁ TEMPOS…”

Para Akane, cantar é parte do seu dia a dia, da sua essência de vida. “A cada música, a cada nota, eu me entrego por completo. Sinto que a música está enraizada em meus poros, e canalizo toda a energia que ela detém naturalmente. Mas não consigo, é uma verdade, disfarçar quando estou triste, melancólica, ainda que consiga cantar. Muitos me indagam, a certo momento das pausas dos shows, se determinada música me lembra algo ou alguém, pois sentiram que mudei durante sua interpretação. A cantora tem que ser autêntica o tempo todo”.

Com certeza, é essa singeleza humana-  e de generosa grandiosidade poética – que transforma Akane e o violonista Claudiney num dos casais de músicos mais respeitados de Cuiabá e Mato Grosso. Afinal, não é todo dia que uma cantora japonesa finca os pés no Brasil e resolve interpretar monstros da MPB sem sequer ter domínio completo do idioma português, conforme a cantora confessa candidamente. “Ainda estou aprendendo o idioma brasileiro, sou nova no Brasil. Mas estou pegando o jeito”, brinca, agradecendo a entrevista em japonês: “Arigato!”

 

 

Comentários estão fechados.