“A vida humana está acima das questões econômicas”, afirma Dr. Xavier
Numa reunião realizada ontem (15) no plenário da Câmara Municipal, o parlamentar cuiabano - integrante da Comissão de Saúde do Legislativo - cobrou esclarecimentos técnicos sobre as medidas que vêm sendo adotadas pelo município em relação ao combate do novo coronavírus. "Todas as providências cruciais já foram adotadas", pontuou.
O vereador Dr. Xavier disse estar satisfeito com as informações repassadas ontem (15) pelas autoridades municipais de Saúde acerca das providências já adotadas para conter um possível surto de contágio do novo coronavírus também na capital. Até agora, apenas um caso da doença foi oficialmente confirmado em Cuiabá. Mas a mobilização da Secretaria de Saúde é constante e em regime de plantão para atender casos emergenciais, salientou.
“É focado neste objetivo que os profissionais de Saúde e de outros setores do funcionalismo têm se esmerado no desempenho de suas funções. São heróis anônimos em ação dedicada pelo próximo num momento de extrema fragilidade das emoções humanas. Temos que parabenizá-los por esse desprendimento tão nobre”.
Dr. Xavier entende que as ações que a Prefeitura (Saúde) informou ao Legislativo trazem maior tranquilidade à população. “Prevalece hoje uma compreensível apreensão das pessoas para saber se o município de Cuiabá possui estrutura eficaz de atendimento na saúde no tocante a essa doença. Em linhas gerais, se estamos realmente preparados para promover um enfrentamento exitoso ao novo coronavírus”.
Entre outras ações, eis as principais que foram repassadas aos vereadores pela Saúde Pública de Cuiabá:
- São 109 leitos equipados com respiradouros (Unidade de Terapia Intensiva), distribuídos nos hospitais públicos do município:
a) Primeira opção de atendimento emergencial: antigo Pronto Socorro de Cuiabá (já com 30 leitos prontos):
b) Os demais leitos (que totalizam 109, equipados com respiradouros) estão distribuídos no Hospital São Benedito e na UPA do Verdão {a UPA se encontra em processo de adaptação para receber pacientes da Covid-19};
c) Treinamento de profissionais da Saúde para agir no enfrentamento ao novo coronavírus;
d) Aquisição de máscaras, luvas e outros equipamentos para que os profissionais possam trabalhar sem colocar suas vidas em risco;
e) Repasse periódico à Câmara dos relatórios periódicos da Saúde relacionados às ações do município (informações repassadas normalmente ao Ministério Público e Ministério da Saúde);
f) Isolamento social: restrições precisam ser cumpridas para evitar maior proliferação do vírus.
Dr. Xavier ponderou que o novo coronavírus acarretou uma série de mudanças que impactaram a vida do cidadão brasileiro. “Ninguém está feliz em acatar as medidas de distanciamento social imposta pelas autoridades. Muito menos pela redução drástica do orçamento doméstico, por conta das restrições de comercializar produtos e trabalhar como antes, garantindo o pão de cada dia e algum recurso extra. Porém, é preciso entender que a preservação da vida humana se sobrepõe a questões econômicas. Vivenciamos uma calamidade mundial que ameaça a existência da vida no planeta”.
“A FOME TAMBÉM MATA…”
Preocupado com a situação de famílias que não conseguiram se enquadrar no programa federal de Auxílio Emergencial, o vereador sugeriu que as Pastas de Assistência Social se mobilizem num mutirão de socorro geral. “É fundamental ver se esses cidadãos têm o que comer em casa, qual é a exata situação que enfrentam em paralelo às restrições em curso. Minha sugestão é que as equipes de assistentes promovam um raio-x geral nas comunidades periféricas para socorrer aqueles em situação de crítica vulnerabilidade social. Efetivamente, vão facultar com que cumpram os dispositivos de distanciamento fixados no transcurso dessa pandemia”.
O mais importante, sublinhou o vereador, é que o município de Cuiabá, conforme foi comprovado na reunião de ontem, está buscando reforçar suas unidades hospitalares para que nenhuma emergência seja desguarnecida. “Basicamente, já nos preparamos para evitar que essa pandemia – caso plante suas bases de terror também em Cuiabá – seja vencida com firmeza e não se torne uma esteira de luto. Mas é fundamental que todos colaborem e tenham consciência de que a vida humana está em jogo”.
Assessoria
Comentários estão fechados.