A evolução do Sol

YOKOHAMA, Japão – A identidade da marca Nissan sempre refletiu o significado do nome da empresa. Na verdade, o nome "Nissan" em seus caracteres japoneses pode ser traduzido como "produto do sol" ou "nascimento do sol", dando sentido ao já famoso logo da marca que tem mais de 80 anos de história no setor automotivo. Mas como ele evoluiu de seu início humilde para o logo globalmente reconhecido visto hoje?

A história remonta aos anos 1930. Com o sonho de criar uma marca automotiva japonesa forte, Yoshisuke Aikawa fundiu a Tobata Foundry Co., Ltd. com a Nihon Sangyo e a Dat Motorcar Co. (cujo predecessor começou a produzir carros DAT em 1914). Após a fusão, essa empresa unificada mudou seu nome para NISSAN, vendendo carros sob os nomes de Datsun e Nissan.

Foi o que deu origem ao primeiro logotipo da marca Nissan em 1933. Herdeiro do logotipo da Datsun, usava o mesmo estilo: um retângulo azul com a marca inscrita em letras brancas, junto com um vermelho círculo ao fundo, simbolizando “um sol nascente”.

David Bihanic, designer e professor da Sorbonne University, em Paris, é um especialista em simbolismo gráfico. Ele afirma que esse primeiro logo está enraizado à primeira vista na origem japonesa da marca, no estilo do disco vermelho da bandeira do Japão.

Utilizado como identidade visual da Nissan durante os anos 1930, este primeiro logotipo tornou-se imediatamente icônico, durando até 1970. E apesar de ter sofrido quatro atualizações desde então, o logotipo sempre manteve seu vínculo integral: com o legado e a cultura de a empresa.

No entanto, se uma olhada nos modelos Nissan dessas décadas pode tornar difícil a localização do logotipo oficial da marca. Em vez disso, existe uma grande variedade de outros emblemas Nissan, em muitos estilos gráficos diferentes, que representam o nome Nissan.

Por quê? Porque conforme o design do veículo evoluiu, os fabricantes de automóveis queriam os emblemas da marca nos carros para refletir seu nome em estilos contemporâneos, separando-os visualmente do logotipo da marca – normalmente um design mais estável e tradicional.

Alguns dos melhores exemplos são de meados do século 20. As letras maiúsculas formais “NISSAN” eram a norma na década de 1950, enquanto as da década de 1960 foram substituídas por fontes em itálico. Essa mudança trouxe uma sensação de movimento em um momento em que a posse de um carro representava prosperidade e maior liberdade pessoal, enquanto o toque mais casual também indica atitudes mais liberais, com o logotipo da década de 1960 até mesmo descartando o N maiúsculo.

As décadas seguintes viram um retorno às letras maiúsculas nos emblemas de carros da Nissan, conforme as tendências avançavam para os ousados ​​anos 1980, mais voltados para os negócios. Era na qual o status individual dominava e definia uma declaração direta: emblemas metálicos brilhantes em fontes grossas. Frequentemente diferiam de um país para outro e até mesmo de um modelo para outro.

A era da indústria moderna
Mas logo ficou claro que, para ter uma presença de marca forte em escala global, a Nissan precisava de uma identidade visual unificada para o milênio. Com um design monocromático metálico, o logotipo da marca de 2001 foi criado como um símbolo de uma indústria moderna, que também se estenderia a cada veículo, eliminando a prática de utilizar emblemas diferentes para cada modelo.

O professor Bihanic explica que o design de estilo industrial visto nesta atualização “foi usado por quase todas as montadoras: extrusão em 3D ou volume de luz em baixo-relevo e cinza metálico que fornece um efeito de sombra ou reflexo”, algo que cada uma delas utilizou para representar uma visão de manufatura avançada.

Pensando no futuro
Ao entrarmos na década de 2020, a chamada era industrial dá lugar à eletricidade. Para abraçar esse ambiente, a Nissan lançou um novo logotipo simplificado, orgulhosamente usado na frente do novo Nissan Ariya de emissão zero.

O novo logotipo da marca adota um formato 2D de uma única cor mais elegante e suave, com linhas mais finas e definição mais nítida. Representa uma nova era de mobilidade fluida, intuitiva e eletrificada, adaptando-se também à era do smartphone, onde os estilos gráficos limpos se destacam nas telas que carregamos no bolso.

Ainda assim, a herança é algo que não é esquecido e se reflete na forma familiar do disco solar com o nome Nissan no centro. Tsutomu Matsuo, vice-gerente geral do departamento de Design Avançado da Nissan, revela: “O novo logotipo da Nissan comunica nossa mensagem norteadora, transmitida anteriormente: se você tiver uma convicção firme e determinada, poderá até mesmo penetrar no sol.”

Análise do logotipo de 2020
Mudar o aspecto mais visível da identidade de uma marca é sempre um grande passo. O professor Bihanic explica que, embora um logotipo “vá inevitavelmente mudar, transformar ou sofrer mutação para se adaptar aos novos estados de espírito de hoje”, é necessário, no entanto, que mantenha características gráficas líderes e reconhecíveis para preservar “o DNA de uma marca” e resistir ao teste do tempo. Ele afirma: “Essa parte da identidade nunca deve ser vista como algo a ceder ou ser interrompido na atualização de uma identidade visual, exceto para sinalizar uma mudança radical na direção da empresa”.

Por esta razão, o mais recente logotipo da Nissan lançado em 2020 é realmente uma evolução, ao invés de uma encarnação completamente nova. Ele fala de uma jornada contínua que a Nissan está percorrendo em direção a um mundo sem emissões por meio da Nissan Intelligent Mobility (NIM), enquanto mantém seu espírito de inovação e legado. É bom ver que o professor Bihanic concorda, ao concluir: “Isso representa o sinal de força de uma marca que, ao mesmo tempo que testemunha sua história, está agora mais aberta do que nunca para o futuro.” Melhor ainda, será transportado por veículos Nissan em todo o mundo.

Para ler a análise completa do Professor Bihanic, clique aqui.

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