Circuito Utramacho homenageia região histórica de Cuiabá
As provas acontecem no sábado e domingo com a participação de 1.400 atletas em seis modalidades diferentes
O Ultramacho – Circuito Cuiabá/Coxipó do Ouro, que acontece neste sábado (28) e domingo (29), no local que deu origem a capital. também se integra à agenda comemorativa dos 299 anos de Cuiabá. Cerca de 1.400 atletas estão inscritos para participar de seis provas diferentes. No sábado (28), serão realizadas as competições de Ultrabike, Crosso Duathlon, Endurace, Ultrakids. Já no domingo (29), o evento encerra com a prova Trail Run.
Conforme a organizadora do evento Maria Rita Ferreira Uemura o circuito é composto por três etapas, sendo que a primeira será realizada em Cuiabá, entre os dias 28 e 29 de abril. As demais etapas serão realizadas no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães e Jaciara. Cada etapa do Circuito possui seis provas para todos os níveis de atletas: maratona de mountain bike, duathlon (corrida e mountain bike), Endurance (canoagem, corrida e mountain bike), corrida em trilha, de 21 km e 12 km e corrida infantil.
História do Coxipó do Ouro
A região do Coxipó do Ouro foi o local que deu origem a capital. O registro histórico dos primeiros não índios a se movimentarem por lá é do período colonial, no século 17. Rios de águas transparentes e uma cadeia de morros ainda mantém seu aspecto primitivo quase intacto. Prova disso é que há ainda muitos locais acessíveis apenas por trilhas e é justamente neste lugar que será realizada entre os dias 28 e 29 a primeira etapa do Circuito ULTRAMACHO Coxipó do Ouro.
Apesar da região ser ocupada desde os tempos remotos do surgimento de Cuiabá, ainda é pouco explorada turisticamente. “Muita gente nunca esteve por lá e não imagina o potencial cênico do Coxipó. É difícil acreditar que a menos de 30 km da capital seja possível viver grandes aventuras em lugares ainda intocados, sem qualquer vestígio de poluição, com rios de águas transparentes e com um visual de tirar o fôlego para os paredões da Chapada dos Guimarães”, explica o organizador Tomio Uemura.
As Provas
-ULTRABIKE: prova de mountain bike no estilo maratona. É caracterizada por trajeto em estradões de terra, trilhas, travessia de rios e trechos em asfalto. Possui aproximadamente 33,5k de distância. A altimetria acumulada da prova é de 1520 m
-CROSSO DUATHLON: competição que envolve duas modalidades esportivas (corrida e mountain bike). Largada com aproximadamente 5k de corrida em trilha, transição para 15,5k de mountain bike e nova transição para a corrida com cerca de 2,5k para finalizar, totalizando aproximadamente 23k de prova. A altimetria acumulada da prova é de 940 m.
-ENDURANCE: Prova solo que envolve três modalidades esportivas (canoagem, corrida e mountain bike) que podem ter sua sequência alterada. As distancias aproximadas são 18,5k de mountain bike, 7k de corrida em trilha e 7k de canoagem em caiaques infláveis. A altimetria acumulada da prova é de 1415 m. Todo o equipamento de canoagem é fornecido pela organização (caiaque, remo e colete), as demais equipes são de responsabilidade do atleta.
-ULTRAKIDS: Uma competição cujo objetivo é divertir a criançada. Uma prova infantil para os minis ULTRAS de 0 a 12 anos, que envolve a prática da corrida. Uma disputa simbólica que pretende deixar boas lembranças e referências relacionadas ao esporte e à saúde.
-TRAIL RUN: A corrida em trilha ou trail run é realizada em ambiente natural e caracterizada por passagens em trilhas, estradas de terra, travessia de rios e obstáculos naturais como troncos e pedras. Podem ser realizadas em provas de solo com as seguintes distancias: 12k e 21k. A altimetria da prova de 12k é de 790 m, já da prova de 21k é de 1190 m.
(Alessandra Barbosa)
Comentários estão fechados.