Deputados mirins conhecem Palácio Paiaguás e visitam governador Pedro Taques

Durante o seu mandato de dois anos, o parlamentar mirim participa de atividades dentro e fora da Assembleia Legislativa, como palestras sobre o funcionamento do legislativo

Os deputados mirins conheceram na tarde desta segunda-feira (02) as instalações do Palácio Paiaguás e, também o gabinete do governador, quando na ocasião foram recebidos por Pedro Taques (PSDB). A visitação segue o roteiro elaborado pela coordenação do Parlamento Mirim, que iniciou o itinerário com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e terminará na presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

Esta é a 8ª Legislatura do Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que neste ano tem como presidente a deputada mirim Lana Arruda, e Lívia Thaís, de primeira- secretária. De imediato, a comitiva foi recepcionada pelo cerimonial do governo do estado, que aproveitou a oportunidade para assistir um filme motivacional de oito minutos. Na sequência, os parlamentares foram recepcionados pelo governador Pedro Taques.

“Essa iniciativa demonstra que os deputados mirins estão buscando saber e entender sobre cidadania. O Legislativo é independente do Executivo, mas existe a harmonia entre eles para os debates positivos”, disse Taques.

O assessor-técnico da Casa Civil, Jeferson Daltro, destacou a importância de receber o Parlamento Mirim, onde segundo Daltro, se trata de uma função representativa da Assembleia.

“É um aprendizado de funcionamento da administração pública. A presença deles aqui na sede do Poder Executivo abre esse diálogo, porque, nós precisamos ter e construir para as próximas gerações essa harmonia entre os Poderes. O Governo só funciona se os Poderes forem independentes e harmônicos entre si”, revelou ele.

Para a deputada Lívia Thais, a visita no Executivo serve de motivação para a cidadania e conhecimento amplo de todos os Poderes.

“É um momento oportuno para conhecermos esses Poderes. Sempre tive vontade de visitar e conhecer onde trabalha o governador”, disse ela.

O deputado Alefe de Oliveira, lembrou que a visitação é fundamental para conhecer os trabalhos em cada Poder. “São visitas que não vamos esquecer jamais. Isso é um aprendizado para nossa vida futura. Até o momento estou gostando das atividades de deputado mirim, e admirei bastante o Instituto Memória onde está toda a história de Mato Grosso”, disse Oliveira.

Confira a lista dos parlamentares empossados na 8ª Legislatura.

Alefe da Luz Oliveira;

Ana Clara Figueiredo;

Andressa do Nascimento Gonçalves;

Antonio Vieira da Silva Junior;

Ariadne Mallayne Lourenço de Oliveira;

Bruno Lanzarine da Silva;

Celso Junior dos Santos Araújo;

Eduarda de Almeida Santos;

Franklin de Oliveira Araújo;

Gabriel de Lima Adelino;

Gabriel Phelipe de Almeida;

José Vitor Crescencio;

Julia Carvalho Martinho;

Kamilly Sayuri Miyashita;

Karolyna da Anunciação dos Anjos;

Kawanny Nunes dos Santos;

Lana Maria Silva de Arruda;

Lívia Thais da Costa Quinteiro;

Luis de Oliveira Fontes Neto;

Maria Eduarda Marinho Alves de Lima;

Mell Hellen Dourado Maciel Silva;

Pedro Paschiotto Soares;

Thainara Jamilli da Silva Schubert;

Yori Fernando de Arruda.

O Programa – O Parlamento Mirim Mato-grossense foi criado pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso com o objetivo principal de possibilitar aos alunos do ensino fundamental das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar na Casa de Leis, com a diplomação, posse, sessão de escolha da Mesa Diretora e sessão ordinária. Na sessão ordinária do Parlamento Mirim, os deputados estaduais cedem os seus lugares para os jovens estudantes eleitos.

Como deputados e deputadas mirins, os estudantes apresentam propostas para melhorar as condições de vida do nosso cidadão e falam sobre suas ideias. Tudo acontece no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, que é o mesmo lugar onde os deputados estaduais realizam as sessões na Assembleia Legislativa.

Os jovens desenvolvem atividades parlamentares com assistência da Consultoria Técnico-Jurídica da Mesa Diretora e do responsável pelo projeto. A sessão é transmitida pela TV Assembleia, canal 30.

Durante o seu mandato de dois anos, o deputado mirim participa de atividades dentro e fora da Assembleia Legislativa, como palestras sobre o funcionamento do legislativo e o papel do deputado e sobre os Poderes do Estado e suas atribuições. Também participam das sessões ordinárias e especiais do Parlamento Mirim. Acompanham ocasionalmente um deputado em suas atividades parlamentares e fazem visita a Brasília, conhecendo a capital e as dependências do Congresso Nacional.


Secretaria de Comunicação Social

Comentários estão fechados.