Nissan inaugura fábrica para reciclar baterias de carros elétricos
Com o número de carros elétricos aumentando rapidamente, questões ambientais, incluindo as mudanças climáticas, são preocupações dos motoristas de todo o mundo. A disponibilidade de baterias de íons de lítio usadas deverá aumentar significativamente no futuro próximo, já que os compradores da primeira geração de carros elétricos vão querer substituir seus veículos.
NAMIE, Japão – A primeira fábrica especializada na reutilização e reciclagem de baterias de íons de lítio de veículos elétricos do Japão deve abrir em meio à crescente demanda por carros elétricos. A unidade, localizada na cidade de Namie, no leste do Japão, será operada pela 4R Energy Corporation, uma joint venture entre a Nissan e a Sumitomo Corporation.
Com o número de carros elétricos aumentando rapidamente, questões ambientais, incluindo as mudanças climáticas, são preocupações dos motoristas de todo o mundo. A disponibilidade de baterias de íons de lítio usadas deverá aumentar significativamente no futuro próximo, já que os compradores da primeira geração de carros elétricos vão querer substituir seus veículos. Espera-se que a reciclagem e a refabricação dessas baterias tenham um impacto substancial no segmento, afetando a demanda por novos materiais, o meio ambiente e a sociedade como um todo.
Fundada em 2010 pela Nissan e pela Sumitomo Corporation para focar na reutilização efetiva de baterias de carros elétricos, a 4R adquiriu experiência valiosa. A empresa desenvolveu um sistema que mede rapidamente o desempenho de baterias usadas e planeja aplicar essa tecnologia inovadora a baterias coletadas em todo o Japão.
A fábrica servirá como centro global para o desenvolvimento e fabricação da 4R. As baterias recicladas e refabricadas serão usadas para oferecer a primeira bateria substituível trocável do mundo para veículos elétricos, e também serão usadas em sistemas de armazenamento em larga escala e empilhadeiras elétricas. A unidade é a primeira fábrica nova da cidade de Namie desde que a cidade foi devastada pelo terremoto e tsunami do Japão em março de 2011, e deve ajudar a revitalizar a economia local
Como líder em tecnologias de emissão zero, a Nissan busca realizar uma sociedade de mobilidade sustentável desenvolvendo e comercializando veículos elétricos e promovendo seu uso globalmente.
A Sumitomo Corporation acredita firmemente no impacto positivo dos veículos elétricos no ambiente global e está contribuindo para a expansão de seu uso em colaboração com a 4R. Os esforços contínuos da empresa incluem a promoção da reutilização e reciclagem de baterias de carros elétricos usados para fins que incluem o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia estacionários.
Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.
Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, INFINITI e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. No Ano Fiscal 2017, a companhia iniciou o “Nissan M.O.V.E. to 2022”, um plano de seis anos com o objetivo de aumentar em 30% os lucros anuais, para 16,5 trilhões de ienes no fim do Ano Fiscal de 2022, juntamente com uma margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022”, a empresa planeja ampliar sua liderança em veículos elétricos, simbolizada pelo veículo elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de mais de 10,6 milhões de veículos no ano calendário de 2017.
Para obter mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite Nissan-Global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver todos os nossos vídeos mais recentes no YouTube.
# # #
Contatos de imprensa
Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
Nissan do Brasil
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br
Ana Genaro
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9194
ana.genaro@nissan.com.br
Michael Figueredo
Comunicação Corporativa
Nissan do Brasil
+55 21 2134-9210
michael.figueredo@nissan.com.br
Comentários estão fechados.