Prefeitura realiza Mutirão que vai beneficiar mais de 2 mil alunos neste primeiro semestre
Ação vai envolver toda a comunidade escolar visando fortalecer a educação integral e o bem estar das crianças e adolescentes
Maria Barbant – A Prefeitura de Cuiabá, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, realiza a partir deste mês o primeiro Mutirão do Programa Saúde na Escola. A ação vai beneficiar, nesta fase, 2.670 alunos de cinco Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) e, deverá ser estendido a outras unidades da Capital.
Ao falar sobre o Mutirão, o prefeito Emanuel Pinheiro frisou que sua gestão aposta na Educação como um instrumento de desenvolvimento para a Cuiabá dos 300 anos e do futuro. “O esforço educativo não pode ser feito apenas pela Escola. Apostamos seriamente na educação e isso exige a articulação de um sistema amplo de participação que permita a vinculação dos diferentes agentes que atuam na comunidade ou no território, em prol de uma educação integral para nossas crianças e adolescentes”, destacou.
O secretário de Educação, Alex Vieira Passos explicou que o objetivo da ação é melhorar a qualidade de vida dos alunos e suas famílias, partindo de ações de conscientização realizadas dentro das Escolas, e que possam ser disseminadas em toda a comunidade.
“Cumprindo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, para que os órgãos do Executivo municipal trabalhem em conjunto, beneficiando de forma mais eficaz a população, estamos realizando esse primeiro mutirão envolvendo a comunidade escolar. Nossa intenção é que todos estejam atentos às demandas dos nossos alunos. Pais e responsáveis devem assumir as responsabilidades em relação aos seus filhos e, com o apoio do poder público e da comunidade, identificar os recursos existentes para utilizá-los, quando necessário e, principalmente, reconhecer que a Escola é uma instituição parceira na busca do bem estar das crianças e dos adolescentes”.
A ação
O mutirão irá contemplar, neste primeiro semestre, uma escola de cada regional, totalizando cinco unidades educacionais. Ao longo desse período serão realizadas ações coletivas, promovidas por 30 profissionais especializados das áreas da Educação e da Saúde. Essa ações vão envolver avaliações médicas e de saúde – situação vacinal, nutricional (marcadores de consumo alimentar), antropométrica, de acuidade visual (teste de Snellen) e saúde bucal. Também serão realizadas palestras motivacionais, atividades físicas e recreativas e orientações sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como a dengue, Zica e chikungunya.
Após as avaliações, as crianças que necessitarem, serão encaminhadas para atendimento nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) das suas regionais.
As primeiras unidades escolares a receberem o Mutirão do Programa Saúde na Escola serão as EMEB Orzina de Amorim Soares, localizada na Regional Norte, no período de 14 a 16 de março; a unidade educacional de Creche Portal da Fé, na Regional Sul, nos dias 18 e 19 de abril; EMEB Orlando Nigro, na Regional Leste, nos dias 16 e 17 de maio; EMEB Nossa Senhora Aparecida, na Regional Oeste, nos dias 19 e 20 de junho e a escola do campo, EMEBC Benedita Xavier, em data a ser confirmada.
Projeto Educativo
A chefe de equipe da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Marcela Guimarães lembrou que ações semelhantes, que olhem o indivíduo como um todo e no seu contexto, são fundamentais.
“Os alunos vivem imersos em uma sociedade complexa, às vezes com famílias desestruturadas, mergulhados em mensagens carregadas de violência, consumismo, individualismo e competividade. Tudo isso que faz parte da sociedade entra na escola sem que ela tenha suficiente capacidade para anular seus efeitos. Daí a importância desse olhar amplo e do envolvimento das instituições fortalecendo a educação integral das nossas crianças e adolescentes”, salientou Marcela.
Comentários estão fechados.