Neste feriadão, Roncada instrui motociclistas a duplicarem cuidados nas estradas

Conceituado executivo da área de revenda de motos BMW é também experiente piloto de máquinas de duas rodas. "Já andei um pouco por esse país afora...", diz bem-humorado.

Com um longo feriadão pela frente, o gerente de Vendas da BMW Motos em Cuiabá, Valmir Roncada, alerta para que os pilotos tenham maior atenção quando trafegarem em rodovias sob ambiente chuvoso moderado e, principalmente, intenso. Isso porque, salienta, independente das tecnologias embarcadas nas máquinas, a exemplo de freios ABS, jamais se deve facilitar em pistas escorregadias.

“Isso é regra geral: vale para todas as marcas”, frisa.

Créditos: Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

Também observou que é normal que as rodovias tenham maior trânsito durante feriados prolongados, como é o caso da Semana Santa. O número excessivo de veículos e a pressão de muitos em chegar [o que é extremamente nocivo] não garantem nenhuma segurança. Nada como ir devagar e manter tudo dentro dos conformes, ou seja, seguindo as diretrizes estabelecidas para motocicletas.

Valmir Roncada, Executivo da área de Vendas da BMW Motos Créditos: João Carlos de Queiroz

“Além dos apetrechos de segurança obrigatórios e indispensáveis em viagens e mesmo no trânsito urbano (roupas, botas, capacete, luvas, etc.), é importante que as motos estejam revisadas e com tudo funcionando a contento, principalmente sinalização. Os pneus, sabe qualquer motociclista, é um dos itens fundamentais nesse quesito, e devem ser sempre substituídos a partir do desgaste natural de rodagem. Senão, vai comprometer a aderência que o condutor precisa, tornando a direção perigosa. E mais ainda ao efetuar curvas”.

JCQ

Uma outra dica do piloto Valmir Roncada é para que os motociclistas em viagem mantenham distância prudente de veículos que estiverem à sua frente, para o caso de ser preciso efetuar uma frenagem inesperada, sem que isso implique em risco de queda ou perigosa derrapagem [para debaixo do caminhão].

Foto: Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

“Também é comum que os capacetes fiquem embaçados por causa da oleosidade do combustível dos veículos em trânsito, se você se manter muito próximo. Convém, portanto, que o condutor pare vez ou outra para promover limpeza no visor do capacete. Sem uma visão nítida, nenhuma pilotagem é segura”.

Texto: João Carlos de Queiroz, jornalista Mtb 381.18-MT editor de Veículos

 

Comentários estão fechados.