A VI Expedição Araguaia Xingu 2024 já se encontra em sua 2ª e última etapa na região do Alto Xingu em Mato Grosso
Serão contemplados nesta última etapa de 2024 os municípios de São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu e o Distrito de Santo Antônio do Fontoura
A sexta edição da Expedição Araguaia Xingu iniciou as suas atividades nesta quarta-feira (27 de novembro), no Distrito de Santo Antônio do Fontoura, município de São José do Xingu. A comunidade contará com dois dias de atendimentos (27 e 28/11) na Escola Municipal Comandante Fontoura, no período das 8h30 às 11h30 e 13h às 17h.
Localizado a mais de mil quilômetros da capital mato-grossense – Cuiabá, na região do Alto Xingu, o Distrito de Santo Antônio do Fontoura conta com o seu segundo ano de contemplação deste grandioso projeto coordenado e idealizado pelo Juiz José Antônio Bezerra Filho, coordenador estadual da Justiça Comunitária –TJ/MT.
Serão contemplados nesta última etapa de 2024, os municípios de São José do Xingu (30/11 e 01/12), Santa Cruz do Xingu (03/12) e Distrito Santo Antônio do Fontoura. Cerca de 40 instituições governamentais e não governamentais fazem parte desta iniciativa da Justiça Comunitária nesta edição.
“É uma satisfação dar a cada um a presença do Estado na região, através da educação e cidadania. São atendimentos de difícil acesso para estas comunidades por conta da distância” – ressaltou o juiz José Antônio – “Dr. Toni”, como é carinhosamente chamado por todos da equipe de trabalho e cuja palavra de ordem deste líder é: “Viva a vida!!!”. Explica-se: é quando toda
a equipe responde com um grande “Viva!”; trabalho feito com muito amor para com o próximo.
Os serviços de Meio Ambiente são um dos destaques da Expedição, que oferta a educação ambiental, realizada em uma parceria entre a SEMA (sede Cuiabá e DUD Confresa) e a Polícia Ambiental (Tangará da Serra), através de palestras, jogos educativos, distribuição de kits, exposição de animais taxidermizados e vivência com animais vivos (cobras).
Acopla-se à série de atividades atendimentos técnicos e emissão de Carteira de Pesca Amadora. Tudo isso com o objetivo de sensibilização para os devidos cuidados com o meio ambiente.
A SEMA (Cuiabá) está representada pelos servidores Jane Aparecida da Silva, Helen Márcia da Costa e Silva e José Carlos de Figueiredo Nazário, (DUD Confresa) Edvaldo Soares Silva e Leonardo Xavier Elias. E a Cia Ambiental de Tangará da Serra pelo 2º Sgt PMMT Rodrigues, 3º Sgt PMMT Martins e cabo PMMT Rodrigues.
“A mensagem principal é de responsabilização. Todos nós precisamos cuidar do meio ambiente, atendendo também o que nos pede a Constituição Federal. Temos o DIREITO ao meio ambiente de qualidade e o DEVER de cuidar não somente para nós, mas para as futuras gerações” afirma a técnica de Meio Ambiente da SEMA, Jane.
“Na primeira etapa (04 a 14 de novembro), foram atendidos os municípios de Gaúcha do Norte, Alto Boa Vista e Canabrava do Norte. Com um total de mais de 3 mil pessoas atendidas por esta equipe do Meio Ambiente”, informou o diretor Edvaldo.
Assessoria/SEMA
Comentários estão fechados.