“Dona Orene precisa de ajuda urgente”, afirma Dr. Xavier
Dr. Xavier tem cobrado dos órgãos públicos municipais a solução do drama vivido por dona Orene Gusmão de Oliveira. Aos 65 anos, cadeirante e em tratamento de hemodiálise, ela perdeu tudo durante a brutal enchente do dia 27 último: casa, roupas, pertences, móveis. Só não perdeu a esperança de ser feliz, de receber apoio dos semelhantes.
Redação site – O vereador Dr. Xavier esteve hoje (6) novamente na Rua Cel. Benedito Leite, Porto, avaliando os estragos causados pelo temporal do último dia 27. Trata-se da segunda visita do parlamentar ao local. Na primeira, data da ocorrência, ele estava acompanhado de membros da Defesa Civil, quando foi inteirado da delicadeza estrutural do terreno, que ficou tomado por águas fétidas durante dias. Também conversou com vizinhos e a família desabrigada.
Na oportunidade, o vereador exigiu agilidade dos órgãos públicos na tomada de providências {reparos} na área atingida e alagada, onde está a residência de dona Orene Gusmão de Oliveira, 65 anos. Dona Orene é cadeirante e se submete a tratamento de hemodiálise há mais de 10 anos, com três sessões semanais.
Na visita de ontem, Dr. Xavier comprovou que a Prefeitura de Cuiabá realmente tem trabalhado no local para restaurar a normalidade de tráfego na área, fluxo ainda parcialmente interrompido. O terreno de dona Orene já não apresenta situação alagadiça, pois recebeu toneladas de aterro cascalhado e patrolamento, faltando apenas drenagem e compactação. A preocupação do vereador está voltada agora em devolver à idosa cadeirante tudo aquilo que ela perdeu na tempestade (móveis, pertences pessoais e até os animais de estimação, que submergiram nas galerias pluviais). Por pouco, a própria dona Orene – fisicamente incapaz de deixar sozinha o local, no ato da tempestade – também não foi levada pelas águas. Felizmente, segundo familiares, os bombeiros chegaram a tempo, quando ela estava quase se afogando, água já à altura do pescoço.
Na opinião do vereador Dr. Xavier, cabe ao Poder Público Municipal {ou mesmo Estadual} amparar dona Orene, que se encontra provisoriamente com a filha Ediléia Gusmão de Oliveira, 37, abrigadas na casa do pescador Antônio de Barros, 58 anos, também com saúde debilitada e sérias dificuldades de locomoção. Antônio, definiu o parlamentar, “foi um dos anjos de guarda ao acolher a família de dona Orene na sua casa”. Imóvel realmente pequeno, humilde, porém um importante lar provisório e abrigo carinhoso para quem perdeu tudo”, analisa. “O prefeito Emanuel Pinheiro também esteve por aqui, e eu acredito na sua sensibilidade de gestor humano para auxiliar efetivamente essa família”.
Queixando-se de fortes dores na coluna, pela posição desconfortável na sucateada cadeira de rodas, de encosto fixo, dona Orene diz ter fé em Deus que conseguirá um novo lar em breve para abrigar sua prole. Uma nova cadeira já foi providenciada por Dr. Xavier, que diz ser isso uma das etapas mais simples para resolver o problema da senhora.
“Por sorte dela, eu tinha essa cadeira no meu consultório. Mas ela necessita urgentemente é de moradia. Mesmo que venha a restaurar a sua antiga casa, aquele imóvel não oferece mais nenhuma segurança. Novas chuvas virão, outras enchentes podem acontecer, e vidas vão estar em perigo. A Defesa Civil já condenou tudo por ali. Então, temos é que poupar esta cidadã de passar por outro sofrimento do tipo. Já bastam os diários que enfrenta por conta das sessões de hemodiálise e da incapacidade de se locomover. Mexe com os sentimentos ver seus braços raquíticos deformados pelas sessões de hemodiálise e constatar que, a despeito de tudo, ela ainda consegue sorrir.”
A casa parcialmente destruída e o terreno alagado: herança materna que se tornou perigosa…
(Foto Jane Aparecida da Silva)
Endereço para eventual apoio à família desabrigada: Rua Cel. Neto, s/número. Em frente ao número 946, Goiabeiras. Cuiabá-MT
Comentários estão fechados.