Nova tecnologia de faróis da Ford transforma pista em tela de navegação
A Ford está avançando firme na eletrificação e projeta que até 2030 metade de suas vendas sejam de carros elétricos. Como parte desse plano, anunciou um investimento de US$ 50 bilhões nos próximos quatro anos, além de parcerias para garantir o fornecimento de baterias e matérias-primas. O que poucos sabem é que as sementes dessa ideia foram lançadas na empresa há mais de 100 anos. Em 1913, Henry Ford, fundador da marca, criou um protótipo de veículo elétrico com a ajuda do amigo Thomas Edison, um dos maiores inventores do início da revolução elétrica. Henry Ford trabalhou na Edison Illuminating Company, onde conheceu o patrão e foi incentivado por ele a levar adiante o seu projeto de desenvolver um veículo automotor. Mais tarde, na mesma época em que a Ford Motor Co. foi fundada, em 1903, Edison desenvolveu a tecnologia de baterias de níquel-ferro para uma variedade de usos. A ideia de Ford era utilizar as baterias de Edison em uma linha de carros elétricos que se chamaria “Edison-Ford” e investiu US$1,5 milhão no projeto. Porém, eles não conseguiram extrair da tecnologia da época a capacidade necessária para o veículo funcionar a contento e passaram a testar baterias de chumbo, duas vezes mais pesadas. Ford estava prestes a adquirir 100.000 baterias de Edison para o veículo experimental quando percebeu que ele não poderia competir com os automóveis a gasolina e teve de desfazer o negócio. Porém, a pesquisa de carros elétricos da Ford não parou. No final do século XX outros protótipos foram construídos, como o Comuta, projetado na Inglaterra e nos EUA em 1967, abrindo caminho para um desenvolvimento em escala comercial na década de 90. Em 1996, a Ford lançou o primeiro veículo elétrico com emissão zero desenvolvido para venda por uma montadora, a Ranger. Agora, começa a trazer ao mercado uma geração totalmente nova, com a E-Transit, o Mustang Mach-E e a F-150 Lightning. Em homenagem à amizade de Henry Ford e Thomas Edison, que deu início a esse legado, a empresa anunciou em 2017 a criação do “Team Edison”, equipe global encarregada do desenvolvimento de seus veículos elétricos. Sobre a Ford Motor Company A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan. A companhia projeta, fabrica, comercializa e oferece serviços a uma linha completa de picapes, utilitários e carros – incluindo cada vez mais versões elétricas – e veículos de luxo da Lincoln; fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company; e busca posições de liderança em eletrificação; soluções de mobilidade, incluindo serviços de condução autônoma; e serviços de veículos conectados. A Ford emprega aproximadamente 186.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações e notícias sobre a Ford Brasil, visite o site https://media.ford.com
A Ford está testando uma tecnologia inovadora de faróis que, além de aprimorar a visão noturna, usa a pista como tela para projetar informações ao motorista sem tirar a sua atenção da estrada. Entre outras aplicações, o sistema com luzes de alta resolução desenvolvido na Europa permite indicar o limite de velocidade das vias, dar orientações de direção e informar sobre as condições do tempo – veja aqui.
Dirigir à noite pode ser mais arriscado, principalmente quando o condutor desvia os olhos da pista. Um veículo viajando a 90 km/h percorre 25 metros por segundo. Assim, mesmo uma olhada rápida na tela de navegação do carro pode resultar em “dirigir às cegas” por dez metros ou mais. Numa estrada não iluminada, isso pode significar a perda de um sinal importante ou da aproximação de uma curva.
Os faróis de alta resolução podem beneficiar não só o motorista, mas também outros usuários da estrada – projetando, por exemplo, uma faixa de pedestres quando a marcação na via estiver desgastada ou fraca. Ou, ainda, indicando o caminho ao motorista para que os ciclistas passem a uma distância segura.
A tecnologia pode informar também sobre mudanças nas condições do tempo, como neblina, chuva ou geada à frente. Conectando o farol ao sistema de navegação, é possível antecipar as próximas curvas e projetar a largura do veículo na estrada, ajudando o motorista a avaliar se ele passa em determinado espaço ou cabe numa vaga de estacionamento.
Tornar a condução noturna mais confortável faz parte do compromisso da Ford de desenvolver tecnologias para facilitar a vida das pessoas, agora e no futuro.
“O que começou como uma brincadeira, usando um projetor e uma parede em branco, pode levar a tecnologia de iluminação a um nível totalmente novo. Mais do que simplesmente iluminar a estrada, ela pode ajudar a reduzir o estresse da direção noturna, dando informações essenciais ao motorista sem tirar os seus olhos da estrada”, diz Lars Junker, especialista de Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista da Ford Europa.
Sobre a Ford Motor Company
A Ford Motor Company é uma companhia global sediada em Dearborn, Michigan. A companhia projeta, fabrica, comercializa e oferece serviços a uma linha completa de picapes, utilitários e carros – incluindo cada vez mais versões elétricas – e veículos de luxo da Lincoln; fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company; e busca posições de liderança em eletrificação; soluções de mobilidade, incluindo serviços de condução autônoma; e serviços de veículos conectados. A Ford emprega aproximadamente 186.000 pessoas em todo o mundo. Para mais informações e notícias sobre a Ford Brasil, visite o site https://media.ford.com
Comentários estão fechados.