Caravana da Transformação é tema de reunião com lideranças de Cáceres
Caroline Rodrigues | Gcom-MT – O governador Pedro Taques se reuniu com 40 líderes comunitários de Cáceres, nesta quinta-feira (01.02), e o principal tema do encontro foi a Caravana da Transformação, que será realizada entre os dias 25 de fevereiro e 09 de março no município.
Na ocasião, o presidente da União Cacerense de Moradores, Enézio Mariano da Costa, afirmou que a população está ansiosa pelos serviços, em especial os da área de saúde. “Temos um déficit grande no que diz respeito aos atendimentos médicos e, por este motivo, as lideranças da região se colocam à disposição do Estado para ajudar no que for preciso”.
Costa lembra que a Caravana esteve na região Oeste no ano passado, mas em São José dos Quatro Marcos, onde atendeu várias pessoas, entre elas o aposentado Manoel Leopoldo, 67 anos.
Ele fez a cirurgia de catarata após dois anos de espera e relata que, sem a ação, não teria condições de se deslocar, quanto mais pagar pelo tratamento. “Eu moro em Cáceres e fui pedir ajuda na prefeitura. Eles me colocaram em uma van e fui para São José dos Quatro Marcos, onde fiz a cirurgia do olho esquerdo em 40 minutos e ainda tive a oportunidade de passar por vários exames”.
Conforme Manoel, no dia da ação, milhares de pessoas vindas das cidades de Comodoro, Cáceres e Pontes de Lacerda lotavam as ruas de São José dos Quatro Marcos em busca dos serviços, que incluem atendimento ambulatorial, hospitalar e de diagnose, para realização de serviços médicos, como: consultas; cirurgias oftalmológicas de catarata, pterígio e Yag laser; saúde da mulher; diagnóstico e tratamento de hanseníase; medicina preventiva; além dos serviços de cidadania, como emissão de documentos como Identidade Civil, Carteira de Trabalho e CPF.
Para o governador Pedro Taques, a cirurgia oftalmológica é o carro chefe da caravana. “Não é para qualquer governo uma ação como esta. Conseguimos atender milhares de pessoas com um procedimento, pago totalmente baseado na tabela SUS. Pagamos 647 reais em uma cirurgia que, na iniciativa privada, custa pelo menos R$ 7 mil”.
Investimentos
O deputado estadual Leonardo Albuquerque esteve presente na reunião e lembrou de outros investimentos realizados na região. Ele enfatizou as ações que visam o desenvolvimento industrial. “O governador retomou as obras da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que estavam paradas há 30 anos. A primeira etapa será entregue em julho, junto com outros investimentos que também têm relação com o projeto”.
Uma das obras de maior importância, na opinião do deputado, é a Escola Técnica Estadual, que foi orçada em 12 milhões de reais e dará formação técnica à população, além de abastecer com mão-de-obra as empresas que se instalarão no local.
Também há investimentos em parceria com o Rotary Club para a construção de academias para a terceira idade e oito patrulhas rodoviárias, que foram compradas com o dinheiro do Fundo Estadual do Transporte e Habitação (Fethab) e usadas para manutenção das estradas não pavimentadas.
Vida no Campo
Durante a Caravana da Transformação em Cáceres, serão entregues 126 títulos das propriedades urbanas Bem Viver e Nova Era, bem como 119 títulos para famílias do assentamento Facão.
O presidente do Instituto de Terras de Mato Grosso, Cândido Teles, assegura que até o final deste ano serão entregues 60 mil títulos de áreas rurais. Os documentos são referentes a 122 assentamentos e a um milhão de hectares.
Comentários estão fechados.