Arena Governador José Fragelli é o estádio da Copa que mais recebe jogos em 2018

Gláucio Nogueira | Sael-MT – A Arena Governador José Fragelli fechou o mês de janeiro com oito jogos profissionais de futebol realizados. Com base em um levantamento nas tabelas disponibilizadas pelas federações estaduais e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o estádio é, entre os 12 que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014, que mais sediou partidas este ano.

Neste final de semana, o estádio, cuja operação está a cargo da Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer de Mato Grosso (Sael/MT), receberá mais três jogos, abrindo o mês de fevereiro. No sábado (03.02), Dom Bosco e União fazem a semifinal da Copa Federação. No mesmo dia, pelo estadual, jogam Ação e Sinop. Já no domingo (04.02) Mixto e Araguaia medem forças a partir das 16h.

ZF Press/ Fablício Rodrigues

O levantamento com base nas tabelas disponibilizadas mostra que as arenas das Dunas (RN) e Pernambuco aparecem na segunda colocação, com seis partidas realizadas em cada um dos estádios. Em seguida, vem a Arena Castelão, de Fortaleza (CE), com cinco confrontos realizados.

Dos 12 palcos da maior competição do futebol mundial, dois não sediaram nenhuma partida. São eles a Arena Corinthians, da cidade de São Paulo (SP), fechada para troca do gramado, e a Arena Amazônia, em Manaus (AM), que receberá seu primeiro jogo nesta quarta-feira (31.01).

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Leonardo de Oliveira, o número, classificado por ele como expressivo, mostra o trabalho da pasta para assegurar que os times de Cuiabá e Várzea Grande tenham um local adequado para mandarem seus jogos.

“Desde que iniciamos a gestão da operação da Arena, temos trabalhado para dar vida social ao estádio. Fizemos isso com a Escola Estadual Governador Joé Fragelli, a Arena da Educação, projeto reconhecido internacionalmente, sem, no entanto, nos esquecermos de que o espaço também é um estádio de futebol”, destacou.

Além da arena, o complexo esportivo conta com diversas instalações, como o Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantins, a Piscina Olímpica, a Quadra de Areia e o Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara. Em 2017, o conjunto de instalações esportivas recebeu 260 eventos ao longo do ano.

Oliveira pontua que a marca coloca um ponto final ao estigma de “elefante branco” das instalações do complexo e que isso foi possível mesmo com um baixo volume de recursos empregados. “O aumento do uso de todo o complexo por parte da população foi possível por meio de medidas inovadoras, adotadas ao longo do ano passado, que serão intensificadas em 2018. Fizemos, efetivamente, mais com menos”.

Comentários estão fechados.