Agora é Lei: trecho da MG-402 levará o nome de Américo Martins Filho. Empresário é um dos nomes mais destacados na memória popular do Estado

Américo Martins Filho marcou presença em Montes Claros-MG e em todo o Estado por ações sociais de caráter filantrópico. O empresário montou abrigo para animais abandonados, prole canina hoje cuidada zelosamente pelo filho Frederico Martins. No setor cultural, seu maior destaque é a fundação do Jornal do Norte, matutino que revolucionou a imprensa escrita do Norte de Minas Gerais. O legado de Américo Martins é imenso e exemplar. Ele foi mais uma das vítimas da Covid-19

Por assessoria parlamentar – O Projeto de Lei 2.471/2021, de autoria do deputado estadual Arlen Santiago, que denomina de Rodovia Américo Martins Filho, o trecho da MG-402, que liga o município de Pintópolis a Urucuia, foi sancionado pelo governador Romeu Zema, transformando-se na Lei 24.121, de 31 de maio de 2022.

Arlen Santiago afirma que essa foi uma maneira encontrada por ele para homenagear o saudoso jornalista, conhecido como guardião da história de Montes Claros e do Norte de Minas. “Américo foi uma figura importante para toda a nossa região. Essa é apenas uma forma de reconhecimento e respeito por esse homem que foi um dos idealizadores da emancipação e responsável pelo desenvolvimento de Urucuia”, disse o deputado.

O parlamentar lembra que um dos grandes feitos de Américo Martins Filho foi o de garantir, apenas por meio de sua dedicação, a implantação de serviços básicos de educação, saúde, infraestrutura e tantas outras melhorias em Santa Cruz, distrito de Urucuia.

Arlen (e) e Américo: amizade de irmãos
Foto Facebook

Além disso, Américo, que foi fundador do extinto “Jornal do Norte”, se destacava pela preservação da imprensa de Montes Claros e do Norte de Minas. Ele possuía os acervos de jornais antigos da região, arquivos esses que tornaram-se fonte de consulta para pesquisadores e professores.

“É uma grande honra para mim ser o autor dessa Lei que eternizará o meu grande amigo Américo na história de todos os norte mineiros. Ele que tanto gostava de guardar e contar história, agora fará, ainda mais, parte dela”, declarou Santiago.

Comentários estão fechados.