Conheça a trajetória da BMW R 32, a moto que marca o início de uma era
Motocicleta pioneira do BMW Group ainda é usada como base e inspiração para montagem de seus modelos mais atuais
No outono de 1923, a BMW Motorrad apresentou uma história de sucesso no Salão do Automóvel de Berlim, expondo sua primeira motocicleta, a inesquecível BMW R 32. Considerada um marco na história das motocicletas, o modelo projetado pelo designer-chefe Max Friz apresentava soluções detalhadas e incomuns, fundidas em uma unidade perfeita.
A R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pelo BMW Group. Até então, a empresa fornecia apenas motores. O primeiro carro BMW só seria lançado em 1928. O modelo inovador introduziu vários conceitos usados até hoje pela BMW Motorrad, prova de que as boas ideias sobrevivem ao tempo.
Presente em todos os produtos do BMW Group, a qualidade excepcional da máquina foi um fator importante para o sucesso entre o público, garantindo o prazer de pilotar a cada passeio. Mesmo estreando no universo das motocicletas, a BMW R 32 era equipada com recursos de ponta. Ela vinha equipada com um motor boxer de dois cilindros posicionados transversalmente em relação ao chassi. Somado a isso, a moto clássica usava eixo cardã para transmitir a força para a roda traseira, uma tecnologia eficiente usada até hoje nos modelos da BMW Motorrad.
A BMW R 32 ganhou admiração dos entusiastas devido à sua qualidade e o foco no cliente. A manutenção da transmissão era bem mais fácil do que a exigida pelas correntes ou correias usadas em outras motos. A mecânica trazia ainda outros avanços, entre eles o motor e o câmbio abrigados na mesma unidade.
Além disso, outra característica marcante foi seu motor de 500 cm³ e 8,5 cv, que prometia a confiabilidade que a BMW sempre garantiu aos seus clientes. A disposição boxer significa que um cilindro é contraposto ao outro, um movimento que lembra os golpes de um boxeador. Como os cilindros eram refrigerados a ar, o posicionamento voltado para as laterais permitia melhor refrigeração deles, algo que era problemático nas concorrentes e seus motores convencionais.
O funcionamento também era mais suave, sem vibrações excessivas. O posicionamento mais baixo dos cilindros permitia ainda baixar o centro de gravidade. Não é de hoje que as motos da marca têm dirigibilidade perfeita. Até mesmo a manutenção foi facilitada, uma vez que o acesso aos componentes era muito mais fácil. É outra solução inteligente que acompanha até hoje a BMW Motorrad.
Pesando apenas 122 kg, o conjunto com quadro tubular duplo e braço oscilante dianteiro foi capaz de lidar com a então elevada velocidade máxima teórica de 95 km/h. Muito mais à frente que as próprias estradas daquela época.
Para conferir o vídeo da R 32, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=FhUUmTEfBkc
Para conferir imagens em alta da R 32 e de outros modelos clássicos da BMW Motorrad para download, clique aqui.
Início da produção | 1923 |
Fim da produção | 1926 |
Tipo de motor | Boxer de dois cilindros |
Deslocamento | 494 cc |
Potência da saída | 8,5 cv a 2.200 rpm |
Velocidade máxima | 95 km/h |
Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse: www.bmw-motorrad.com.br.
Acompanhe a BMW Motorrad Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwmotorradbr)
Facebook (@BMWMotorrad.BR)
Youtube BMW Motorrad Brasil
Twitter (@BMWMotorrad_BR)
TikTok (@bmwmotorradbr)
LinkedIn BMW Motorrad Brasil
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2020, o BMW Group vendeu cerca de 2,3 milhões de automóveis mais de 169.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de aproximadamente 5,222 bilhões de Euros com receitas de 98,990 bilhões de Euros. Desde 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tem uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.
Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil
JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com
Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com
(11) 9.8723-9590
Tayane Garcia – tgarcia@jeffreygroup.com
(11) 9.6027-9766
Comentários estão fechados.