Conheça a trajetória da BMW R 32, a moto que marca o início de uma era

Motocicleta pioneira do BMW Group ainda é usada como base e inspiração para montagem de seus modelos mais atuais

No outono de 1923, a BMW Motorrad apresentou uma história de sucesso no Salão do Automóvel de Berlim, expondo sua primeira motocicleta, a inesquecível BMW R 32. Considerada um marco na história das motocicletas, o modelo projetado pelo designer-chefe Max Friz apresentava soluções detalhadas e incomuns, fundidas em uma unidade perfeita.

A R 32 foi o primeiro veículo completo produzido pelo BMW Group. Até então, a empresa fornecia apenas motores. O primeiro carro BMW só seria lançado em 1928. O modelo inovador introduziu vários conceitos usados até hoje pela BMW Motorrad, prova de que as boas ideias sobrevivem ao tempo.

Presente em todos os produtos do BMW Group, a qualidade excepcional da máquina foi um fator importante para o sucesso entre o público, garantindo o prazer de pilotar a cada passeio. Mesmo estreando no universo das motocicletas, a BMW R 32 era equipada com recursos de ponta. Ela vinha equipada com um motor boxer de dois cilindros posicionados transversalmente em relação ao chassi. Somado a isso, a moto clássica usava eixo cardã para transmitir a força para a roda traseira, uma tecnologia eficiente usada até hoje nos modelos da BMW Motorrad.

A BMW R 32 ganhou admiração dos entusiastas devido à sua qualidade e o foco no cliente. A manutenção da transmissão era bem mais fácil do que a exigida pelas correntes ou correias usadas em outras motos. A mecânica trazia ainda outros avanços, entre eles o motor e o câmbio abrigados na mesma unidade.

Além disso, outra característica marcante foi seu motor de 500 cm³ e 8,5 cv, que prometia a confiabilidade que a BMW sempre garantiu aos seus clientes. A disposição boxer significa que um cilindro é contraposto ao outro, um movimento que lembra os golpes de um boxeador. Como os cilindros eram refrigerados a ar, o posicionamento voltado para as laterais permitia melhor refrigeração deles, algo que era problemático nas concorrentes e seus motores convencionais.

O funcionamento também era mais suave, sem vibrações excessivas. O posicionamento mais baixo dos cilindros permitia ainda baixar o centro de gravidade. Não é de hoje que as motos da marca têm dirigibilidade perfeita. Até mesmo a manutenção foi facilitada, uma vez que o acesso aos componentes era muito mais fácil. É outra solução inteligente que acompanha até hoje a BMW Motorrad.

Pesando apenas 122 kg, o conjunto com quadro tubular duplo e braço oscilante dianteiro foi capaz de lidar com a então elevada velocidade máxima teórica de 95 km/h. Muito mais à frente que as próprias estradas daquela época.

Para conferir o vídeo da R 32, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=FhUUmTEfBkc

 

Para conferir imagens em alta da R 32 e de outros modelos clássicos da BMW Motorrad para download, clique aqui.

 

Início da produção 1923
Fim da produção 1926
Tipo de motor Boxer de dois cilindros
Deslocamento 494 cc
Potência da saída 8,5 cv a 2.200 rpm
Velocidade máxima 95 km/h

 

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse: www.bmw-motorrad.com.br.

 

Acompanhe a BMW Motorrad Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwmotorradbr)

Facebook (@BMWMotorrad.BR)

Youtube BMW Motorrad Brasil

Twitter (@BMWMotorrad_BR)

TikTok (@bmwmotorradbr)

LinkedIn BMW Motorrad Brasil

 

Sobre o BMW Group 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2020, o BMW Group vendeu cerca de 2,3 milhões de automóveis mais de 169.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de aproximadamente 5,222 bilhões de Euros com receitas de 98,990 bilhões de Euros. Desde 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tem uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com

(11) 9.8723-9590

Tayane Garcia – tgarcia@jeffreygroup.com

(11) 9.6027-9766

Comentários estão fechados.