Aeronave T-25 desativada vira monumento na cidade de Tubarão (SC)

A inauguração ocorreu na sexta-feira (28)

Fonte: PAMA-LS, por Tenente Paula Drumond
Edição: Agência Força Aérea – Revisão: Capitão Oliveira Lima

 

O Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) instalou, em uma praça da cidade de Tubarão (SC), uma aeronave T-25 desativada pela Força Aérea Brasileira (FAB), de matrícula 1854. A montagem do monumento ocorreu de 17 a 21 de maio e será a principal atração do Memorial Aeroporto Anita Garibaldi. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (27).

Antes de ser fixada na praça, a aeronave, que pesa duas toneladas, recebeu nova pintura e adaptações necessárias na fuselagem. Militares de diversos setores do PAMA-LS contribuíram para a realização da tarefa, sob a coordenação da Assessoria de Alienação. Executaram o trabalho de montagem da aeronave os Suboficiais Alexandre Pinto da Silva e André Vinhas Aguiar e os Sargentos Fábio Barbosa Moraes e Fábio Mendes Metzker.

“Os militares da equipe de montagem mostraram muito profissionalismo, determinação e zelo no cumprimento da missão, elevando o nome do PAMA-LS no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER)”, destacou o Chefe da Assessoria de Alienação do PAMA-LS, Tenente-Coronel Especialista em Suprimentos Gutemberg dos Santos Silva.

O Prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, falou da importância da homenagem. “Aqui, neste local, temos a cabeceira do antigo Aeroporto Anita Garibaldi, que funcionou durante três décadas, de 1950 a 1980, quando ligou e conectou Tubarão ao mundo. Esse aeroporto operava voos comerciais diários e essa memória acabou se perdendo com o tempo. A aeronave T-25, doação da FAB, será uma atração na praça. Nosso objetivo é resgatar, recuperar e preservar toda a memória do antigo aeroporto” ressaltou.

Fotos: PAMA-LS

Comentários estão fechados.