Tecnologia do Nissan LEAF será utilizada em testes de ônibus elétrico no Japão

Dirigida pela Universidade Kumamoto, a iniciativa reúne talentos e conhecimentos da indústria automotiva, do governo e do meio acadêmico. Faz parte do envolvimento contínuo da universidade com um projeto do Ministério do Meio Ambiente do Japão que visa reduzir ou eliminar o CO² e outras emissões de veículos maiores como ônibus e caminhões

OKOHAMA, Japão – A tecnologia desenvolvida pela Nissan para o veículo 100% elétrico mais vendido no mundo, o Nissan LEAF, será utilizada em um projeto de ônibus elétrico, cujos testes se iniciam em fevereiro no Japão. O objetivo é tornar o transporte público com zero emissões mais difundido e acessível.

Dirigida pela Universidade Kumamoto, a iniciativa reúne talentos e conhecimentos da indústria automotiva, do governo e do meio acadêmico. Faz parte do envolvimento contínuo da universidade com um projeto do Ministério do Meio Ambiente do Japão que visa reduzir ou eliminar o CO² e outras emissões de veículos maiores como ônibus e caminhões. O teste nas ruas está programado para fevereiro na cidade de Kumamoto, no oeste do Japão.

Um obstáculo na criação de veículos elétricos de grande porte tem sido os altos custos de desenvolvimento e de peças, incluindo baterias e motores elétricos. Ao usar a tecnologia já concebida e aperfeiçoada pela Nissan, o custo de fabricação de ônibus elétricos pode ser bastante reduzido.

O ônibus, chamado “Yoka ECO Bus”;, contará com três baterias, três motores elétricos e um inversor do Nissan LEAF, o veículo elétrico mais vendido do mundo. A Nissan também está desenvolvendo uma caixa de câmbio dedicada para o ônibus e oferecendo suporte técnico. A empresa espera que a tecnologia possa ajudar o projeto a alcançar seu objetivo de criar ônibus ecológicos para sistemas de transporte público no Japão.

A Nissan apoia ativamente os programas ambientais e as atividades regionais de revitalização focadas no uso de energia limpa e na adoção de veículos elétricos. A eletrificação de veículos é uma parte fundamental da “Nissan Intelligent Mobility”;, a visão da empresa para mudar a forma como os carros são alimentados, conduzidos e integrados na sociedade.

Sobre a Nissan Motor Co.
A Nissan é um fabricante global de veículos de linha completa, que vende mais de 60 modelos sob as marcas Nissan, INFINITI e Datsun. No Ano Fiscal de 2016, a empresa vendeu 5,63 milhões de veículos no mundo, gerando uma receita de 11,72 trilhões de ienes. No Ano Fiscal 2017, a companhia iniciou o “Nissan M.O.V.E. to 2022”, um plano de seis anos com o objetivo de aumentar em 30% os lucros anuais, para 16,5 trilhões de ienes no fim do Ano Fiscal de 2022, juntamente com uma margem de lucro operacional de 8% e fluxo de caixa livre acumulado de 2,5 trilhões de ienes. Como parte do “Nissan M.O.V.E. to 2022”, a empresa planeja ampliar sua liderança em veículos elétricos, simbolizada pelo veículo elétrico mais vendido do mundo na história, o Nissan LEAF. A sede global da Nissan, em Yokohama, Japão, gerencia operações em seis regiões: Ásia & Oceania; África, Oriente Médio e Índia; China; Europa; América Latina; e América do Norte. A Nissan tem uma força de trabalho global de 247.500 funcionários e tem sido parceira da fabricante francesa Renault, sob a Aliança Renault-Nissan, desde 1999. Em 2016, a Nissan adquiriu uma participação de 34% na Mitsubishi Motors. A Renault-Nissan-Mitsubishi é hoje a maior parceria automotiva do mundo, com vendas combinadas de quase 10 milhões de unidades por ano.

Para obter mais informações sobre nossos produtos, serviços e compromisso com a mobilidade sustentável, visite Nissan-Global.com. Você também pode nos seguir no FacebookInstagramTwitter e LinkedIn e ver todos os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

Nissan no Brasil
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 160 concessionárias em todos os estados do País. A empresa investiu R$ 2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Atualmente, a unidade industrial fabrica o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. A Nissan tem cerca de 2.400 funcionários no Brasil.

# # #

Contatos:

Alexandre Carvalho
Especialista de Comunicação — Produto
Nissan do Brasil
+55 11 4504-3214
alexandre.carvalho@nissan.com.br

Comentários estão fechados.