Agricultura familiar de Mato Grosso é contemplada com drone por empresa chinesa
Seaf, Sedec e Desenvolve MT são responsáveis pelo projeto
Henrique Pimenta | Seaf MT – O Governo de Mato Grosso recebeu da empresa chinesa de serviços agrícolas Zhuhai Yuren Agricutural, um drone para apoiar as pesquisas da agricultura familiar do Estado. A gestão do equipamento será realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT).
A entrega ocorreu após a assinatura de protocolo de intenções entre a empresa e o Governo de Mato Grosso, ainda em novembro de 2017 durante o MT Investment Forum, em Beijing na China. A empresa busca investir na instalação de uma indústria de drones agrícolas em Mato Grosso, para atendimento aos pequenos produtores. O investimento inicial é de US$ 22 milhões.
O drone agrícola é de grande porte e possui capacidade de instalação de implementos com peso de até 25kg, como câmera de vídeo, pulverizador, gps de precisão, câmera ultravioleta e infravermelha, câmera fotográfica de oito bandas, que servirão para o Estado fazer a avaliação de solo, água e vegetação das pequenas propriedades onde tiverem pesquisa. Em 30 minutos, o drone pulveriza cerca de um hectare de plantio, facilitando a vida do produtor. O projeto possui apoio da Sedec e do Desenvolve MT.
“A Zhuhai possui interesse em firmar convênio com o Governo de Mato Grosso para capacitar os pequenos produtores na utilização de drone e nós estamos confiantes no mercado que este estado possui”, disse o diretor-executivo da empresa Jeff Yi.
Segundo o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, com o drone o Estado terá capacidade de ter uma agricultura familiar de precisão e ao disseminar o uso do equipamento, associações e cooperativas poderão ser fortalecidas com essas novas tecnologias. “Banana, goiaba e arroz são atividades que dependem muito do pulverizador de defensivos agrícolas, e com o drone iremos alavancar projetos produtivos de pesquisa.
Os servidores e pesquisadores do Estado, Marcelo Ferri (Intermat), Rafael Rosseti (Seaf) e Wininton Mendes (Empaer) estão encarregados de elaborar o projeto de uso do equipamento. Entidades que realizam pesquisa como UFMT, Unemat, Empaer também serão favorecidas com o uso do drone.
Segundo o governador, Pedro Taques, que participou da solenidade, Mato Grosso tem investido fortemente no uso de novas tecnologias para agricultura familiar, como a cessão de mais de 170 tratores, maquinários e resfriadores de leite, e o uso do drone é mais um sinal de apoio ao produtor familiar.
Comentários estão fechados.