Trilha de 400 km vai conectar cidades do Planalto Central
Projeto vai permitir aos visitantes contato com as belezas intactas do cerrado
Distrito Federal vai ganhar uma trilha de 400 km de percurso para os turistas interessados em aventuras. O projeto Caminhos do Planalto Central, com inauguração prevista para abril, vai permitir aos visitantes contato com as belezas intactas do cerrado, enquanto caminham, pedalam ou cavalgam.
Um dos percursos conecta o Parque Nacional de Brasília e diversas outras unidades de conservação, Santuário dos Pagés, Eixo Monumental de Brasília, Lago Paranoá, Ermida Dom Bosco e outros atrativos. A ideia é justamente proporcionar o contato com o centro de Brasília, seu traçado urbano singular, monumentos, obras de arte, palácios e mirantes.
A nova trilha está dentro do trecho do Caminho dos Goyazes, que liga a cidade de Goiás Velho à Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O percurso completo reúne três patrimônios da humanidade: Goiás Velho (Patrimônio Histórico), Brasília (Patrimônio Cultural) e Chapada dos Veadeiros (Patrimônio Natural).
O início da trilha está conectado com o fim do Caminhos de Cora, trilha de 300 km que possui cinco cidades históricas, oito povoados, mais de 20 igrejas, inúmeras cachoeiras e parques.
O projeto integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, criada em parceria pelos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para conectar paisagens e ecossistemas brasileiros e a oferta turística de natureza.
Turismo de aventura
O Brasil ocupa o 2ª lugar em recursos naturais no planeta e o ecoturismo e o turismo de aventura estão entre os principais motivos pelos quais os turistas visitam o país.
“Nosso território possui belezas exuberantes de Norte a Sul. Precisamos explorar todo o potencial que a natureza nos oferece. O RedeTrilhas intensifica o ecoturismo, o turismo de aventura, promove a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda num contexto de desenvolvimento local e regional sustentáveis”, afirmou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
Site Planalto – Com informações do Ministério do Turismo
Comentários estão fechados.