Sistema de rastreamento e monitoramento instalado em veículos da Secretaria de Educação gera economicidade ao município

O sistema já gerou uma economicidade real de 5% sobre o valor gasto com combustível

Luciana Souza – Implantado há cinco meses na frota de veículos leves e pesados da Secretaria de Educação, o sistema de rastreamento e monitoramento já gerou uma economicidade real de 5% sobre o valor gasto com combustível. O sistema, segundo o secretário de Educação, Rafael de Oliveira Cotrim, vem somar a outras ferramentas de transparência que a Prefeitura de Cuiabá já disponibiliza, ajudando no gerenciamento dos veículos oficiais, gerando uma otimização dos serviços e impactando na economia.

“O monitoramento não serve apenas para evitar prejuízos atribuídos ao roubo ou furto de veículos, mas também para obter uma gestão eficaz sobre o estado atual do patrimônio. Todas essas mudanças, com o princípio da economicidade, gerarão benefícios não só à Prefeitura, mas para toda a população, que terá essa economia retornada em melhorias”, explicou Rafael.

Atualmente, a frota da Secretaria de Educação é formada por 13 veículos, sendo nove leves e quatro pesados (caminhão Pipa, de carroceria e baú). Segundo o coordenador de Transportes Urbanos e Rurais da Educação, Gilson Batista, o processo de monitoramento é realizado via internet e o gestor tem acesso aos relatórios de controle dos veículos de qualquer local, 24 horas por dia. Em caso de roubo ou furto, os operadores do sistema de O  rastreamento bloqueiam o deslocamento do veículo, impedindo a ação dos contraventores.

“É necessário, pois assim é possível saber por onde o condutor está deslocando o veículo. O rastreador veicular vem para ajudar o gestor a evitar o gasto do dinheiro público para fins privados. Além de inibir o roubo ou furto, ainda cria condições favoráveis para os itinerários, evitando desperdício de combustível e fiscaliza a velocidade de condução e ainda alerta sobre a direção perigosa ou má utilização do automóvel”, explica Gilson.

O sistema consiste na instalação de um chip no veículo, que envia as informações em tempo real para a central de monitoramento. O chip fica instalado no leitor de Ibutton – um identificador acoplado dentro de um cilindro de aço com o mesmo tamanho e formato das baterias pequenas de relógio. Gilson explica que sem acionar o chip, por meio da chave de conexão, “o motorista não consegue manter o funcionamento do veículo, que desliga o veículo dentro de alguns segundo”, diz.

Foto SECOM

 Frota escolar – A instalação do sistema será estendido, no próximo ano, para a frota do transporte escolar, incluso os veículos que atendem os alunos com necessidades especiais. Ao todo, 17 veículos – entre ônibus e micro-ônibus – receberão o sistema Ibutton. “Com mais essa frota funcionando com o sistema, esperamos aumentar essa economia em 10% a 15%”, reiterou Gilson, que também agrega a chegada de mais cinco ônibus para reforçar a frota escolar.

“Estamos realizando o serviço de manutenção em mais cinco veículos, que já devem compor a frota escolar em 2018, nos auxiliando no atendimento dos alunos, principalmente na questão das rotas mais distantes,” observou o coordenador.

Além da Educação, os dos demais veículos da Prefeitura de Cuiabá trafegarão com o sistema de rastreamento e monitoramento. A instalação já está sendo realizada e a previsão é que em 2018 todos os veículos estejam equipados.

Comentários estão fechados.