Scania entrega seus primeiros ônibus biarticulados no Brasil
Seis unidades foram apresentadas em Curitiba (PR); com 27m veículos podem retirar das ruas cerca de 125 automóveis com duas pessoas ou 56 com quatro ocupantes contribuindo para a mobilidade urbana
Este material apresenta mais dois textos:
– Scania anuncia demonstração neste mês com ônibus gnv/biometano em Curitiba – Scania Fleet Care inova gestão dos biarticulados
São Paulo, 14 de março de 2019 – Em cerimônia realizada ontem (13) na Câmara Municipal de Curitiba, o prefeito Rafael Greca recebeu e apresentou à população seis biarticulados Scania, que medem 27 metros e têm capacidade para 250 passageiros, os primeiros vendidos pela marca no país. Os veículos fazem parte da renovação da frota da capital paranaense. O evento também fez parte das comemorações dos 326 anos da cidade. A Viação Cidade Sorriso, uma das operadoras do sistema urbano de Curitiba, foi quem adquiriu o lote histórico para a marca, após um processo bem sucedido de demonstrações. A frota completa começa a rodar ainda no primeiro semestre deste ano. A responsável pela negociação e atendimento ao cliente será a Casa Scania Cotrasa. “Quebramos a hegemonia e a exclusividade de um concorrente. Após uma demonstração real durante sete meses, nas mesmas linhas que os seis modelos irão rodar, comprovou-se uma redução no consumo de combustível de 3% em comparação ao outro competidor, em condições idênticas. Estamos satisfeitos que os resultados operacionais surpreenderam a Viação Cidade Sorriso. Curitiba é referência em mobilidade urbana”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “A maior beneficiada será a população, que fez muitos elogios ao modelo, e sabe que encontrará um produto mais moderno para proporcionar um deslocamento mais confortável.” “As demonstrações que realizamos com o biarticulado da Scania apresentaram ótimos resultados. Estamos confiantes na parceria com essa empresa de indiscutível credibilidade”, diz Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso. “Além disso, acreditamos que a concorrência entre fabricantes de biarticulados vai ao encontro do nosso objetivo, que é oferecer ao nosso cliente, o passageiro do ônibus, o melhor produto pelo menor custo.” O biarticulado Scania está devidamente homologado em conformidade com as normas da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da capital paranaense. “A Urbs é uma das mais exigentes em termos de homologação no Brasil. Estamos orgulhosos por fazer parte da renovação da frota de Curitiba. Queremos continuar participando da renovação de frota curitibana”, salienta Munhoz. De acordo com o diretor, o biarticulado da fabricante sueca é mais competitivo em função de seu menor custo operacional e traz a vantagem do motor dianteiro, de menor ruído e maior facilidade de acesso, e que ainda reduz os custos de manutenção. “Após um grande trabalho iniciado com o lançamento do produto em 2015, intensificamos as conversas com o cliente a partir de novembro de 2017. Agora, é comemorar esta importante venda”, afirma Cristiano Locatelli, diretor da Cotrasa. “É gratificante abrir o mercado para a solução do biarticulado na rede Scania e ainda mais no berço do BRT. Nos motiva e fortalece a equipe. É um divisor de águas para este segmento.” Locatelli também explica como a Cotrasa está se preparando para atender todas as exigências do cliente e da Urbs. “Estamos adequando o estoque de peças, o ferramental e principalmente treinando a equipe técnica para garantir o máximo de disponibilidade da frota”, completa. “Tudo estudado para o bem dos passageiros.” No dia 22 de novembro de 2017, a Scania apresentou seu biarticulado ao prefeito Rafael Greca. O veículo estava personalizado para as exigências da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), o órgão gestor que gerencia o sistema de transportes urbanos da cidade. Greca havia prometido para a população um processo de renovação da frota da capital a partir do início de 2018. Características da operação da Viação Cidade Sorriso Os seis biarticulados Scania rodarão no Eixo Norte-Sul (Linha Santa Cândida – Capão Raso). O potencial de passageiros transportados deverá chegar a 90 mil/dia útil. O perfil dos passageiros que utilizam esse itinerário é bem diversificado, tendo em sua maioria estudantes e trabalhadores. De acordo com Gulin, os seis novos veículos vão substituir outros com vida útil vencida. Trata-se de renovação de frota. Em média, por dia, os ônibus vão rodar 10 horas. Já na previsão de rodagem mensal cada biarticulado deverá atingir, em média 5.500 mil km. Moderno sistema de gestão de frota: o primeiro de ônibus urbanos no Brasil A Viação Cidade Sorriso adquiriu também o PMS Fleet Care, o mais novo serviço da marca. Com isso, fez história ao se tornar a primeira empresa de ônibus urbano a utilizar o serviço, que pensa a gestão completa do cliente. A conectividade, por meio dos Serviços Conectados Scania, são a base de tudo. Para garantir e mensurar a disponibilidade numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet Care é o novo aliado do cliente, e tem cinco pilares principais que o tornam o serviço mais completo da fabricante. Ele funciona por meio de um gestor coordenado pela rede de concessionárias da fabricante. No caso da Sorriso pela Casa Cotrasa. Biarticulado Scania padronizado para Curitiba O biarticulado Scania F 360 HA na versão Urbs tem 27 metros de comprimento. Destinado ao uso em corredores exclusivos do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ele representa um incentivo ao transporte coletivo e à harmonia entre os modais, na busca de soluções para os desafios urbanos modernos e a redução de emissões. O modelo, que segue o padrão exigente da Urbs, tem carroceria Caio, motor de 360cv (o maior da categoria), e desenvolve torque de 1.850Nm (o maior da categoria), já em baixas rotações, para economizar combustível. O propulsor está localizado na parte frontal do veículo e privilegia o salão de passageiros, de forma a permitir melhor acessibilidade entre os três vagões do veículo. O bloco está perfeitamente dimensionado para a capacidade de passageiros e carga. Constitui, enfim, um pacote de vantagens que eleva a produtividade para o operador. O câmbio automático é o B 516R de seis marchas, da Allison, com retardador, de alta durabilidade, compatível com o alto torque do motor, de fácil manutenção e baixos custos operacionais. Sua arquitetura inteligente se adequa para economizar combustível – reduzindo a carga no motor, quando o veículo estiver parado –, faz a seleção dos momentos ideais de troca de marcha e garante maiores velocidades médias e tempos menores de percurso. O veículo tem configuração 8×2 de 43,5 t de capacidade de carga (a maior do mercado). O F 360 HA 8×2 sai de fábrica com elevado nível de conforto, maior estabilidade para o veículo e segurança para os passageiros, suspensão a ar com quatro bolsões nos eixos traseiros, freios a tambor com sistema eletrônico EBS, que diminui o tempo e a distância de frenagem, ABS, controle de tração e o freio auxiliar Scania Retarder. A Scania oferece soluções para a mobilidade urbana que vão desde os modelos padrón (de 13m e 15m), passando pelos articulados até o biarticulado. Trata-se de um leque completo com serviços adequados a cada perfil de operação com grandes benefícios atrelados à conectividade. Sobre a Cotrasa A Cotrasa oferece as melhores soluções para o negócio Scania em caminhões, ônibus, peças e serviços. Com sete unidades distribuídas pelo estado do Paraná, a cobertura da Casa Scania atinge os seguintes municípios e regiões próximas: São José dos Pinhais (matriz), Ponta Grossa, Pato Branco, Guarapuava, União da Vitória, Cascavel e Telêmaco Borba (posto de serviço). A concessionária é reconhecida pelo atendimento diferenciado, que inclui a orientação aos clientes sobre a escolha das melhores soluções, de forma rentável e customizada, promovendo o crescimento e fortalecendo o relacionamento entre clientes, empresa e colaboradores.
Scania anuncia demonstração ônibus GNV em Curitiba Veículo, que tem início de operação previsto durante o mês de março, diminui em torno de 28% o custo operacional por quilômetro rodado em comparação ao diesel; e reduz as emissões de CO2 São Paulo, 14 de março de 2019 – A Scania, parceira líder do cliente na transição para um setor de transporte sustentável, segue com uma programação de demonstrações para apresentar o seu exclusivo ônibus movido a gás natural veicular e biometano a empresas operadoras e órgãos gestores do transporte público de passageiros. A próxima cidade a receber o modelo será Curitiba, ainda neste mês de março. “Em comparação com um veículo similar a diesel, o ônibus a gás emite 85% menos gases se abastecido com biometano, 70% menos se estiver com GNV, diminui a poluição sonora e reduz em torno de 28% o custo operacional por quilômetro rodado”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “Fazer uma demonstração em Curitiba é muito emblemático para nós por se tratar de uma capital que valoriza as alternativas ao diesel. A população irá sentir uma grande diferença em comparação ao tradicional.” O primeiro ônibus movido a gnv, e também a biometano ou mistura de ambos, da América Latina vai atuar as linhas da Viação Cidade Sorriso. Linha pronta para atender as urgências da mobilidade urbana A linha Scania com motor a gás veicular natural (GNV/biometano) oferece três modelos. O K 280 4×2, que pode receber carrocerias de 12,5 a 13,20 metros de comprimento, e capacidade para levar de 86 a 100 passageiros. O K 280 6×2, de 15 metros de comprimento, com terceiro eixo direcional e capacidade para até 130 passageiros. Ambos equipados com motor de 280 cavalos. E o articulado K 320 6×2/2, de 18,6 metros e capacidade para 160 ocupantes, com propulsor de 320 cavalos. Para os ônibus movidos a GNV e biometano não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias. Apenas a instalação dos cilindros de gás, que no caso dos veículos com piso normal, são colocados nos espaços disponíveis entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) e em opções com entrada baixa, a implantação é sobre o teto. Os veículos Scania a gás recebem um trem de força que não só atende, como supera a geração mais avançada da legislação de emissões da Europa, a Euro 6. No Brasil, a Lei atual exige conformidade com a norma equivalente a Euro 5. Os equipados com seis cilindros de armazenamento de gás, terão autonomia acima de 300 km. Caso a operação necessite de uma autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros. A melhor opção para a mobilidade urbana sustentável A alternativa do veículo GNV/biometano oferece as melhores condições de sustentabilidade ambiental, tecnológica e financeira. Outras tecnologias como o veículo movido a eletricidade, implicam em grandes custos na aquisição das baterias e alto investimento para implantação de infraestrutura de carregamento. O mesmo acontece com os veículos híbridos, que demandam altos custos de aquisição e operação.
Viação Cidade Sorriso inova gestão com completo serviço Scania Fleet Care foi contratado para melhorar ainda mais a operação como um todo dos seis biarticulados adquiridos pela empresa de Curitiba São Paulo, 14 de março de 2019 – A Viação Cidade Sorriso entra mais uma vez para a história da Scania no Brasil e na América Latina ao contratar o PMS Fleet Care, tornando-se a primeira empresa de ônibus urbanos a adquirir o mais novo e completo serviço da Scania, lançado em outubro de 2018. Outra marca da companhia curitibana foi ter sido a primeira a comprar o biarticulado da fabricante sueca. Foram seis unidades, que entram em operação ainda no primeiro semestre deste ano. A Sorriso terá todo o apoio da Casa Cotrasa, a concessionária local. A área de Serviços da Scania vem acumulando nos últimos anos, uma série de pioneirismos no setor. Toda esta mudança na forma de oferecer serviços se traduz no aumento de faturamento e para 2019 a expectativa é por um aumento de 28% na venda de programas de manutenção. Atualmente, a rede Scania tem 125 pontos de atendimento, que cobrem 100% do território nacional. “O PMS Fleet Care, que já é um sucesso, agora conquista seu primeiro cliente em operação com ônibus urbanos. Vamos acompanhar de perto os seis biarticulados e o tempo todo das viagens”, afirma Everton Pinheiro, responsável pelo Scania Fleet Care no Brasil. “Dessa forma faremos os agendamentos para as manutenções na garagem da Sorriso em horários que eles não estiverem rodando. Esse acompanhamento será essencial para antecipações de correções evitando quebras desnecessárias.” O PMS Fleet Care ajuda o cliente a obter o máximo da disponibilidade da frota. O novo serviço funciona por meio de um gestor coordenado pela rede de concessionárias da marca. “O Fleet Care significa disponibilidade, e para o cliente de operação urbana esta palavra é vital”, diz Pinheiro. “Ele vai mostrando ao longo do tempo sua importância. A mudança virtuosa na forma de fazer gestão é tão inovadora que se tornará um caminho sem volta. É essencial oferecer este avanço e esta credibilidade para os clientes.” Em alguns casos, a nova frota de biarticulados da Sorriso vai trabalhar em horários de pico, marcados pelas maior quantidade de passageiros. “Tudo será feito em parceria com o cliente, a Cotrasa e a Scania. A melhor estratégia escolhida. Nesses intervalos serão feitas manutenções mais leves ou optaremos pelo agendamento para os fins de semana com algum serviço que demande mais tempo, sempre que necessário e de acordo com as necessidades dos produtos e do cliente. O planejamento da oficina será fundamental para o sucesso. A redução de custos operacionais será atingida.” Outra vantagem será o acompanhamento dos desempenhos dos veículos (consumo, por exemplo) e dos motoristas. “Em cima desses indicadores vamos propor planos de ações para ir corrigindo possíveis necessidades ao longo da vida útil dos biarticulados e garantir a disponibilidade da frota. O passageiro é o principal beneficiado.” PMS Fleet Care “O Fleet Care é a prova de que pensamos na gestão completa do nosso cliente. Adicionamos mais uma etapa da nossa jornada rumo a um sistema de transporte mais sustentável”, diz Pinheiro. “Os Serviços Conectados são a base de tudo. Para garantir e mensurar a disponibilidade numa frota é necessário o uso de ferramentas inteligentes. O Fleet Care é o novo aliado do cliente.” O Scania Fleet Care tem cinco pilares principais que o tornam o serviço mais completo da Scania. O primeiro é o Gestor de Frota. Uma das principais preocupações da Scania é o tempo e os recursos que os clientes normalmente precisam gastar em atividades não essenciais ou de suporte. Por isso, a fabricante vai dedicar o talento da equipe da rede para apoiar o transportador. Para cada cliente será designado um Gestor de Frota Scania para cuidar dos veículos. O segundo pilar é o Planejamento de Serviços. O gestor de frota vai garantir que o cronograma de manutenção e a utilização dos veículos sejam adaptados para atender o cliente da melhor maneira possível. Ele vai saber tudo o que a frota precisa, especialmente das manutenções preventivas e corretivas. Dessa forma, o transportador não vai precisar investir mais recursos para fazer o planejamento de manutenção. Este trabalho será auxiliado pelo gestor. O terceiro pilar é o gestor também monitorando a saúde da frota, os desvios, defeitos e a integridade dos veículos para rápida tomada de decisão e, evitar assim, problemas antes que ocorram paradas imprevistas. Todo esse suporte é possível com a utilização da ferramenta Scania Fleet Monitoring, que dispõe de todas as informação sobre a frota do cliente. Além disso, o sistema também permite a melhoria do desempenho dos produtos. Para isso, o ponto focal são os veículos conectados e com os Programas de Manutenção Scania (PMS). O quarto pilar, e quesito fundamental, são os Motoristas. Parte da solução Scania também inclui a análise da influência deles na disponibilidade operacional. O sistema de gestão detecta qual estilo de direção pode afetar diretamente este ponto. Assim o gestor de frota em conjunto com a concessionária Scania consegue oferecer o treinamento e o acompanhamento adequado ao motorista. O quinto pilar é o relacionamento com as oficinas da rede Scania. O gestor de frota será a conexão entre o cliente e todas as oficinas da rede da marca no Brasil e também com as eventuais estruturas dedicadas. Essa gestão compartilhada permite até 75% de redução de tempo de permanência de oficina. O Scania Fleet Care ainda conta com um opcional que pode fazer a diferença na hora de olhar o retorno de investimento dos ativos da empresa. “Como confiamos muito em nossos serviços, podemos garantir que o cliente obtenha a capacidade de que precisa. É o que chamamos de garantia de disponibilidade”, salienta Pinheiro. “O cliente poderá comprar um nível garantido de disponibilidade durante um período necessário, por exemplo, 100% de disponibilidade entre 7h e 16h, de segunda a sexta-feira. E, assim, seguimos evoluindo o mercado”. Biarticulado frente Câmara – 1 Biarticulados frente Câmara – 2 Silvio Munhoz, diretor comercial Scania no Brasil Rafael Greca, prefeito de Curitiba Maurício Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso Silvio Munhoz, Maurício Gulin e Cristiano Locatelli (diretor da Scania Cotrasa) |
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Sobre a Scania
A Scania é líder mundial de soluções de transporte. Juntamente com nossos parceiros e clientes, estamos liderando a transformação para um sistema de transporte sustentável. Fundada em 1891, a Scania opera em mais de 100 países e emprega cerca de 49.300 pessoas. Pesquisa & Desenvolvimento estão concentrados na Suécia, com filiais no Brasil (São Bernardo do Campo – SP) e na Índia. A produção ocorre na Europa, América Latina e Ásia, com centros regionais de produção na África, Ásia e Eurásia. A Scania faz parte da TRATON AG.
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