Prefeitura de Várzea Grande-MT atendeu a 75,41% das metas do PDI
Assessoria de Imprensa do TCMT – Com um índice de 75,41% das 61 metas alcançadas, a Prefeitura de Várzea Grande apresentou ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) os resultados do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), implementado ao longo de 2018. Os dados foram expostos pelos secretários municipais e suas equipes em evento realizado na manhã desta quarta-feira (20/02) em um centro de eventos do município.
![]() |
A secretária de SAI/TCE-MT, Cassyra Vuolo acompanhou os resultados apresentados |
Durante toda a manhã, as informações de cada área foram repassadas à secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI/TCE-MT), Cassyra Vuolo, coordenadora-geral do Projeto II do PDI. Os resultados mostraram que a Prefeitura de Várzea Grande conseguiu um avanço geral de 18,74% no cumprimento das metas definidas para o ano passado, quando comparado com o desempenho obtido em 2017.
O secretário de Planejamento do município e coordenador do PDI, Edson Roberto Silva, destacou que o suporte oferecido pelo TCE-MT à Prefeitura na aplicação do Planejamento Estratégico e seu acompanhamento permanente foram essenciais para o bom desempenho obtido. “Além do apoio da equipe técnica do Tribunal de Contas, nós tivemos a consultoria da UFMT, que nos orientou e isso resultou em um ganho significativo de qualidade dos serviços, ações e políticas públicas desenvolvidas para assegurar mais qualidade de vida para nossa população”, disse.
![]() |
O secretário Silvio Fidelis avaliou as metas para a área de Educação, Esporte e Lazer |
O secretário de Educação, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis, revelou que das metas definidas para a área sob sua responsabilidade, os resultados obtidos, mesmo não tendo alcançado 100% do planejado para 2018, foram bastante positivos, tendo sido registrados avanços significativos no IDEB das séries iniciais, na educação especial, cultura e esporte. “Não atingimos a meta para o Ideb das séries finais e para a educação de Jovens e Adultos, mas temos certeza que, até dezembro deste ano, vamos ultrapassar o previsto”, pontuou.
Fidelis salientou ainda que o PDI tem ajudado a equipe a identificar os problemas, antecipar soluções e mesmo evitar dificuldades eventuais. “Todos os estudos, reuniões e discussões motivaram a nossa equipe para que chegássemos ao resultado que apresentamos agora ao TCE”, afirmou o secretário.
![]() |
Lucimar Sacre comemorou o desempenho positivo na aplicação do Plano Estratégico |
A prefeita Lucimar Sacre de Campos comemorou o desempenho positivo de sua equipe na aplicação do Planejamento Estratégico de 2018. Segundo a gestora, o PDI foi a ferramenta que deu o suporte necessário para que a Prefeitura de Várzea Grande superasse o estado de caos administrativo e financeiro em que esteve mergulhada por quase uma década.
A prefeita agradeceu ao TCE-MT pela parceria e o apoio constante por meio do PDI. “O TCE tem sido muito mais que um órgão fiscalizador da Administração Pública em Mato Grosso, tem sido um parceiro e um consultor que ajuda a todos os gestores a fazerem seu trabalho de forma correta, planejada, focada em resultados. Nós só temos a agradecer ao Tribunal pelo apoio que tem dado à nossa administração. Temos certeza de que estes 18,74% a mais que alcançamos nas metas do PDI em relação ao ano de 2017 só foram possíveis graças ao empenho de todas as nossas equipes e a retaguarda da equipe do Tribunal de Contas”, afirmou a chefe do Executivo Municipal de Várzea Grande.
![]() |
Para a titular da SAI/TCE-MT, Cassyra Vuolo, os dados apresentados pela Prefeitura de Várzea Grande revelam que a gestão já incorporou a cultura do Planejamento Estratégico e que o PDI tem gerado qualidade, eficiência e eficácia na gestão das políticas públicas do município e da máquina administrativa. “Nós temos aqui em Várzea Grande uma equipe coesa, com autonomia, extremamente responsável e com foco para os resultados. A equipe consegue enxergar o PDI como uma ferramenta de gestão importante para a melhoria dos serviços prestados à sociedade”, afirmou a secretária.
PDI
![]() Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado
O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi criado com base na própria expertise adquirida pelo TCE-MT como o planejamento estratégico, a utilização de novas tecnologias e a função orientadora para disseminar práticas de boa governança. Esta obra traz um apanhado completo sobre todos os projetos que compõem o programa e suas etapas de desenvolvimento. |
Comentários estão fechados.