Secretariado de Cuiabá apresenta resultados das metas e prioridades de 2017
O ato faz parte do cronograma de ações do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI)
Bruno Vicente – O secretariado municipal de Cuiabá se reuniu nesta terça-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, para apresentar os resultados do planejamento de 2017 e, principalmente, das prioridades apontadas pelos Conselhos Municipais de Políticas Públicas e dos Delegados Regionais, eleitos durante a série de audiências referentes ao Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). O ato faz parte do cronograma de ações do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), coordenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), e com a continuidade da adesão ratificada, no início deste ano, pelo prefeito Emanuel Pinheiro.
Contando com a participação de mais de 100 pessoas, a reunião é considerado mais um importante passo dentro da busca do Município pelo fortalecimento da cultura do planejamento e da disseminação de boas práticas. Além disso, a implantação do PDI é vista pela atual administração como mais uma ferramenta para o alcance de uma gestão com resultados eficientes que, consequentemente, refletirá na satisfação do cidadão cuiabano. Através do plano, é possível, por exemplo, conhecer as prioridades estratégicas, ligando à visão das melhorias que se buscam para a cidade, a missão que direciona a Prefeitura de Cuiabá.
“Essa parceria com o TCE é uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, onde consideramos que conquistamos grandes avanços. Fizemos um realinhamento do planejamento estratégico e demos continuidade a esse projeto. Dentro desse realinhamento, a Prefeitura de Cuiabá recebeu total apoio, orientação técnica, e consultoria do TCE, o que possibilitou que tivéssemos essa evolução. Posso destacar que o planejamento estratégico teve uma melhora bastante considerável. A consciência cidadã também é um dos nossos maiores avanços, com a participação maciça dos Concelhos tanto na elaboração do PPA quanto na da LOA”, comentou o secretário municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa.
Durante o evento, cada secretário conseguiu expor, de maneira detalhada e transparente, todas as metas estipuladas no começo de gestão e as repostas obtidas por meio de um empenho planejado e direcionado para o atendimento das principais demandas colhidas junto à população. Outro ponto de destaque é que todos os resultados apresentados levaram em consideração as diretrizes do Plano, referentes ao período de 2017-2023, que estipulam como metas a elevação da expectativa de vida, garantia da educação básica, excelência da gestão fiscal, desenvolvimento rural e urbano de forma sustentável, dentre outros importantes pontos para a melhoria da cidade.
O encontro permitiu que os participantes tomassem conhecimento, por exemplo, da redução do coeficiente de mortalidade por causas externas de 88,79 para 51,8%, da mortalidade infantil, onde a meta era 12% e foi alcançado 10,4%, e do índice de infestação larvária do mosquito Aedes aegypti, que tinha como meta estipulada o percentual de 5,5% e, atualmente, se encontra em 3,3. No campo da Educação a regularização das unidades educacionais ganhou um destaque. No início do ano o percentual era de pouco mais de 50% e hoje se encontra em 78,28%. Na área de infraestrutura, a Secretaria Municipal de Obras Públicas executou cerca de 30 km de pavimentação, realizou mais de 1.000 km de patrolamento em estradas rurais, e elevou para 10 o número de construção de travessias.
Para o auditor público externo do Tribunal de Contas, José Marcelo Perez, a maneira mais eficiente de construir uma cidade melhor para se viver é com a participação de todos da sociedade. Segundo ele, somente quando cada munícipe se tornar semeador de cidadania será possível consolidar a cultura de planejamento.
“É um honra muito grande estar aqui hoje. Esse é um momento impar, de reflexão e inflexão. Reflexão, pois paramos para analisar como foi o ano, se conseguimos atingir nossas metas e podemos fazer ainda mais. E de inflexão, pois é um momento de mudança, de novas direções que podem ser tomadas por maio desses resultados apresentados. Vivemos por muitos anos em todo Brasil um administração reativa, onde ela vive de apagar incêndio. Todavia, nossa busca hoje é de uma gestão diferente, com um olhar para o futuro. A melhor maneira de prever o futuro é cria-lo e aqui estamos traçando caminhos para esse objetivo”, pontuou.
Comentários estão fechados.