Natal Iluminado traz celebração do “Dia do Rasqueado” na Praça Alencastro, em Cuiabá
Alessandra Barbosa – Nesta sexta-feira, 15, das 08h às 18h, a Praça Alencastro vai se transformar na ‘Praça do Rasqueado’ em homenagem ao “Dia do Rasqueado Cuiabano”, comemorado em 15 de dezembro. O Rasqueado é um estilo musical tipicamente cuiabano, considerado um dos símbolos da nossa cultura. A celebração faz parte da programação do Natal Iluminado, organizado pela Secretaria dos 300 Anos.
Segundo o secretário extraordinário dos 300 Anos, Júnior Leite, o evento não poderia ficar de fora da programação do Natal, sem prestigiar músicos como Roberto Lucialdo, conhecido como o “Rei do Rasqueado”, João Eloy e Nadia Neves, além de Flor Morena e demais atrações.
“É com muita alegria que recebemos esses artistas aqui na praça. Estaremos o dia todo prestigiando e homenageando esta dança tão popular entre os cuiabanos. O público que passar pela praça vai poder se arriscar em uma dança, sem inibição. Alguns artistas até disseram que quem quiser aprender, professor não vai faltar. Portanto, a praça é isso! É para ser popular, tanto para o artista, quanto para o povo”, ressaltou Junior Leite.
O estilo musical nasceu após a Guerra do Paraguai em uma mescla de polca paraguaia com o siriri mato-grossense, conhecido como pré-rasqueado e, demorou um tempo até ser aceito pela sociedade, sendo considerado como baile ‘limpa banco’ e ‘arrasta-pé’.
Para entender melhor
Nos primórdios dos anos 20, com o crescimento da baixada cuiabana, aparecem as primeiras zonas de prostituição, onde eram cantados e dançados o pré-rasqueado e o siriri, numa época em que o aparelho de rádio existia apenas nas casas das famílias ricas. A partir do convívio dos coronéis e músicos nos cafés localizados nas zonas de prostituição, o rítimo alcança as partituras dos mestres de bandas de música.
O rasqueado ganha força graças ao empenho de artistas que influenciaram e influenciam o rasqueado cuiabano, a exemplo de Henrique e Claudinho, Roberto Lucialdo, Vera e Zuleica, João Eloy, Pescuma , Mestre Ignácio, Mestre Albertino, José Angêlo, Luís Cândido, Luís Marinho, Luís Duarte, Bolinha, Juca de Mestre, João Marinho, Requeng, Cinco Morenos, Conjunto Serenata, Zulmira Canavarros, Mariano Mônaco, Dunga Rodrigues, Honório Simaringo, Cesino de Matos, Tote Garcia, Vicente dos Santos Namy Ourives e Edna Vilarinho, entre outros artistas.
Segue abaixo programação
08h – Abertura – Hino de São Benedito
09h – Flor Morena – Rainha do Rasqueado
10h – Os Bengalas – Instituto dos Cegos
12h – Djalma Antunes
13h30 – Dilson de Oliveira
14h – Roberto Lucialdo – Rei do Rasqueado
15h – Eduardinho do Mistura & Kethelen
16h – Mateuzinho do Teclado
17h – Banda Novo Ritmo
18h – Encerramento – Lambadeiro de Elite
Comentários estão fechados.