FPT INDUSTRIAL DESTACA COMBUSTÍVEIS ALTERNATIVOS NO 1º INNOVATION DAY DA CNH INDUSTRIAL
Pioneira em tecnologia de motores a gás natural, combustível amplamente disponível e competitivo, marca aposta em novas opções e soluções energéticas
Evento no novo Centro de Inovação, Tecnologia e Treinamento do grupo apresentou tendências para veículos, motores e geradores de energia
Betim, 4 de outubro de 2018
Um a cada quatro tratores vendidos no Brasil é movido por motores da FPT Industrial, o que demonstra a força da marca da CNH Industrial. Presente nos segmentos de veículos comerciais, agricultura, construção, geração de energia e marítimo, a FPT Industrial é líder em gás natural, com mais de 40 mil motores comercializados. Pioneira nessa e em outras tecnologias em powertrain (leia mais a seguir), a marca aposta no combustível amplamente disponível e competitivo em nossa região, além de desenvolver futuras soluções – como a eletrificação e células de combustível em diversos segmentos de bens de capital. Esses conceitos de inovação e sustentabilidade foram apresentados na primeira edição do Innovation Day, em Sorocaba (SP).
O evento promovido no novo Centro de Inovação, Tecnologia e Treinamento do grupo apontou a valorização do homem no centro das transformações que têm alterado o mundo das máquinas, equipamentos, veículos, motores e geradores de energia, itens que compõem o segmento de bens de capital.
Trator conceito New Holland movido a biometano
Neste cenário de eficiência energética, com alto rendimento e baixas emissões de gases poluentes, a FPT Industrial tem uma gama completa de motores a gás natural, de 3 litros a 13 litros, com mais de 20 anos de experiência na tecnologia de combustão estequiométrica, permitindo a máxima performance dos motores com redução de até 99% nas emissões de material particulado e até 60% de NOx, na comparação com motores diesel.
A tecnologia do motor a gás natural está disponível para veículos GNC (Gás Natural Comprimido), GNL (Gás Natural Liquefeito) e biometano, como no trator conceito da New Holland Agriculture, que mantém os mesmos 180 cv de potência, 740 Nm de torque, durabilidade e intervalos de serviços do motor equivalente a diesel, mas com uma redução de custos de até 30%. Isso sem falar de uma operação mais silenciosa, com nível de ruído reduzido em até 5 dBA, o que resulta em cerca de 50% menos ruídos e vibrações.
“A restrição de veículos diesel em grandes centros urbanos vem puxando a introdução de outras fontes de propulsão nos veículos comerciais leves. A eletrificação é uma das várias soluções em desenvolvimento, mas especialmente no Brasil temos a oportunidade de explorar soluções limpas como o biometano, que oferecem uma redução de CO2 bastante significativa”, afirma o diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina, Alexandre Xavier.
Além de investir em soluções para o diesel e o gás natural, a FPT Industrial trabalha fortemente no desenvolvimento de soluções híbridas elétricas e a hidrogênio, como os motores híbridos elétricos F1A Diesel e F1C Gás Natural, o eixo elétrico e-Powertrain e o conceito desenvolvido com a IVECO que é movido a células de hidrogênio, apresentados no IAA 2018, em Hannover, na Alemanha.
Conceito FPT & IVECO de células de hidrogênio
HISTÓRICO EM INOVAÇÃO
Tecnologias precursoras da FPT Industrial:
1980 – Primeiro motor industrial pesado com turbo
1985 – Primeiro motor com injeção direta em veículos comerciais
1992 – Primeiro motor com controle eletrônico de injeção diesel
1998 – Adoção do turbo de geometria variável em motores diesel
1999 – Primeira aplicação do sistema Common Rail (inventado em 1988) em veículos comerciais
2002 – Pioneirismo na aplicação de gás natural em veículos comerciais
2011 – Desenvolvimento da tecnologia Hi-eSCR
A FPT Industrial é uma empresa do Grupo CNH Industrial voltada ao design, produção e comercialização de sistemas de propulsão para veículos on road e off road, máquinas agrícolas e de construção e também aplicações marítimas e de geração de energia. Com uma gama de produtos diversificada, a FPT Industrial trabalha com potência máxima de 31 kW (42 hp) até 740 kW (1006 hp), cilindradas de 2,2L a 20L, transmissões com torque máximo de 200 Nm a 500 Nm, eixos dianteiro e traseiros de 2 toneladas a 32 toneladas e geradores de energia com potência máxima de 30 kVA a 700 kVA. Líder mundial na produção de powertrain e de venda de motores GNV, a companhia conta com aproximadamente 8.400 colaboradores em todo o mundo distribuídos em 10 plantas, sendo duas delas na América Latina – em Sete Lagoas (MG/Brasil) e em Córdoba (Argentina) – e sete centros de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), entre os quais um em Betim (MG/Brasil). Tudo isso faz da FPT Industrial, uma empresa completa e que impulsiona o futuro por meio da sua tecnologia. Para mais informações, visite www.fptindustrial.com e www.blogdafpt.com.br ou acompanhe as novidades da marca no Facebook e no Linkedin.
Informações para imprensa:
Renato Fonseca – CNH Industrial
Tel.: +55 (31) 99509-7746
E-mail: renato.p.fonseca@cnhind.com
Bruno Freitas – Página 1 Comunicação
Tel.: +55 (41) 99690-6446
E-mail: bruno@pg1com.com
Releases
relacionados
- 03/10/2018 – Chassi 170S28 da IVECO BUS entra para a frota da Rápido Araguaia
- 26/09/2018 – Rivera, no Uruguai, recebe etapa da Copa Truck 2018
- 28/09/2018 – Innovation Day da CNH Industrial apresenta tendências para máquinas e caminhões
- 24/09/2018 – IVECO patrocina projeto Sempre um Papo com Zeca Camargo
- 26/09/2018 – FPT INDUSTRIAL REVELA SOLUÇÕES EM PROPULSÃO ALTERNATIVA NO IAA 2018
Comentários estão fechados.