A Audi do Brasil anuncia a descoberta de uma nova curva “S”, situada em Ribeirão Pires, na Estrada Vereadora Mercedes D’Orto, no Estado de São Paulo. O projeto especial integra as celebrações de 30 anos da marca no país e tem o objetivo de localizar curvas similares ao icônico ‘S’ do Senna em todo o país. Localizado na região rural do município, o trecho mapeado tem mais de 92% de similaridade com a curva original do autódromo de Interlagos (SP). A via é conhecida por atrair praticantes de ciclismo e pedestrianismo aos finais de semana, além de ser considerada uma rota do ecoturismo paulista devido à presença de cachoeiras e trilhas próximas à região.
Para selecionar a curva, foram levados em consideração o comprimento da curva, o traçado levando em conta o ângulo e a extensão das retas, e a direção que os carros percorrem. Vale lembrar ainda que o primeiro ‘S’ fora de Interlagos foi anunciado em setembro, na cidade de Urubici (SC). A ação da Audi do Brasil tem como parceiros a agência Id\TBWA e o estúdio de inovação digital Bolha, que desenvolveu algoritmos avançados para analisar as curvas das estradas e calcular uma porcentagem de similaridade com o ‘S’ do Senna.
Para Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil, a homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1 com o lançamento da curva em Ribeirão Pires é uma forma de levar o legado além de Interlagos. ”Da mesma forma que o Senna trouxe a Audi ao Brasil, estamos retribuindo ao levar a curva do Senna para inúmeras regiões do país. O lançamento desta curva em uma cidade da Região Metropolitana de São Paulo reforça o quanto queremos seguir construindo uma história em comum com o Senna e esse projeto caminha no sentido de fortalecimento e perpetuação do seu legado, que segue pulsando o coração de milhões de brasileiros”, afirma Gerold.
Segundo Sthefan Ko, Diretor Executivo de Criação da iD\TBWA, agência de publicidade responsável pela ideia, a Audi está possibilitando, com a ação, que sejam criados novos pontos de contato entre fãs e ídolo. “O que, até hoje, era um legado restrito ao circuito de Interlagos e pilotos profissionais, agora passa a estar presente em nossos caminhos do dia a dia. Além disso, a revelação do novo ‘S’ do Senna visa fomentar ainda mais a rota do ecoturismo no ABC Paulista, atraindo os apaixonados pelo Ayrton a contemplarem a homenagem, além de visitarem cachoeiras e trilhas da região”, diz.
Embora seja conhecida pelo nome do piloto, a história por trás da criação do S do Senna não é amplamente conhecida. Idealizada por Ayrton, na reforma que modernizou o autódromo de Interlagos em 1989, ela é considerada um dos legados do piloto para o automobilismo. No mapeamento inédito, a primeira curva revelada está localizada na rodovia SC-110, em Urubici (SC), local em que há um mirante para as pessoas contemplarem a vista da serra. A homenagem é destacada no documentário ‘O Legado do S’, produzido em parceria com a Warner Bros. Discovery e a produtora Sweet Filmes.
“Esse é um conteúdo que carrega o DNA da marca Discovery, que tem uma longa experiência em contar histórias reais que movem as pessoas, além de reforçar o atual momento da WBD que visa cada vez mais conectar fãs a um ídolo nacional sendo sempre parte da conversa, seja nas redes sociais ou pautando mudanças socioculturais”, destaca Eduardo Teixeira, Diretor de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery.
A ação representa a principal ativação da Audi do Brasil desde a retomada da parceria com a Senna Brands, que ocorreu em março deste ano, em homenagem ao aniversário de três décadas de operações da marca das quatro argolas no país.
O minidocumentário está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CcY4ghmW6WA
Audi do Brasil A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.
Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são atualmente produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.
A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.
Sobre a iD\TBWA Há 17 anos no mercado brasileiro, a iD\TBWA é uma agência que combina dados, criatividade e inovação para desenvolver soluções que aceleram o crescimento de marcas e negócios. Pertencente ao grupo Omnicom, parte da rede TBWA, a agência entrega não apenas campanhas, mas experiências de marca data-driven ao longo de toda a jornada do consumidor. Com núcleos especializados, como a iDx, laboratório de inovação e design de experiência; e a Indie, sua produtora digital, a empresa atende os maiores players do mercado como Allianz, Audi, Claro Brasil, CPFL, Embratel, Febraban, Grupo Zanchetta, Banco BV, Philips Avent e Philips Walita.
Comunicação Audi do Brasil www.audi-imprensa.com.br