Audi do Brasil e Senna Brands lançam projeto “O Legado do S”

A Audi do Brasil anuncia o lançamento de um projeto especial em que está mapeando milhares de estradas e rodovias do país em busca de curvas similares ao S do Senna sequência de curvas histórica do autódromo de Interlagos, criada pelo ídolo Ayrton Senna, responsável também por trazer ao país a marca das quatro argolas há exatos 30 anos

Confira o primeiro vídeo do projeto neste link: https://www.youtube.com/watch?v=NCnTowEuiQ0

“O Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos do país e seu legado segue presente na vida dos brasileiros, seja por meio de sua performance fora de série nas pistas, por sua conexão e preocupação com o futuro do Brasil, pela criação do S do Senna uma das curvas mais desafiadoras do automobilismo mundial ou por meio da Audi do Brasil, trazida ao país por suas mãos. Agora, da mesma forma que o Senna trouxe a Audi ao Brasil, estamos retribuindo ao levar a curva do Senna para todo o país. Queremos seguir construindo uma história em comum com o Senna e esse projeto caminha no sentido de fortalecimento e perpetuação do seu legado”, afirma Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil.

“Herdamos do Ayrton Senna a nossa sede por desafios e conquistas que pavimentam um legado para as futuras gerações. Este projeto envolveu um trabalho desafiador de centenas de pessoas, colaboradores e parceiros, que se uniram em torno de um objetivo em comum: homenagear e celebrar o Senna de uma forma criativa, leve e inovadora. Foi um esforço conjunto à altura do nosso ídolo, de modo a fortalecer ainda mais o seu legado e a sua parceria com a marca das quatro argolas”, destaca Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Embora seja conhecida pelo nome do piloto, a história por trás da criação do S do Senna não é amplamente conhecida. Idealizada por Ayrton, na reforma que modernizou o autódromo de Interlagos em 1989, ela é considerada um dos legados do piloto para o automobilismo. Inspirada por essa herança, a Audi está mapeando estradas e rodovias em todo o Brasil em busca de curvas similares ao S do Senna, transformando algo que antes eram apenas trechos de estrada em uma curiosa homenagem.

“A Audi está possibilitando que sejam criados novos pontos de contato entre fãs e ídolo. O que, até hoje, era um legado restrito ao circuito de Interlagos e pilotos profissionais, agora passa a estar presente em nossos caminhos do dia a dia”, diz Sthefan Ko, Diretor Executivo de Criação da iD\TBWA, agência de publicidade responsável pela ideia. A ação teve como parceiro de tecnologia a Bolha, estúdio de inovação digital, que desenvolveu algoritmos avançados que analisam as curvas das estradas e calculam uma porcentagem de similaridade em relação à curva original seguindo seu traçado, comprimento e direção como referência. “Essa tecnologia, que combina geolocalização, análise de dados e inteligência artificial, permite identificar e sinalizar trechos em diferentes regiões do país, ampliando a história da curva criada por Senna de maneira tangível e acessível a todos”, Destaca Nagib Nassif Filho, CEO e Co-fundador da Bolha.

Para o lançamento deste projeto, um minidocumentário intitulado O Legado do S foi produzido em parceria com a Warner Bros. Discovery (WBD) e a Sweet Filmes. O filme explora a relação do piloto com a marca alemã, a história do S do Senna e o que está por trás da busca por trechos similares ao S, tudo contado através de depoimentos de personagens que tiveram contato próximo ao piloto. Entre eles estão Reginaldo Leme, renomado jornalista de automobilismo; o ex-piloto Christian Fittipaldi; e Leonardo Senna, irmão de Ayrton e sócio do piloto na Senna Imports, pioneira no Brasil em importação de carros da Audi. “Esse é um conteúdo que carrega o DNA da marca Discovery, que tem uma longa experiência em contar histórias reais que movem as pessoas, além de reforçar o atual momento da WBD que visa cada vez mais conectar fãs a um ídolo nacional sendo sempre parte da conversa, seja nas redes sociais ou pautando mudanças socioculturais”, destaca Eduardo Teixeira, Diretor de Creative Brand Solutions da Warner Bros. Discovery.

A ação representa a principal ativação da Audi do Brasil desde a retomada da parceria com a Senna Brands, que ocorreu em março deste ano, em homenagem ao aniversário de três décadas de operações da marca das quatro argolas no país.

O documentário O Legado do S, que revela o primeiro S do Senna encontrado em uma estrada do Brasil, estará disponível, no dia 24 de setembro, para o grande público no canal do Youtube do Discovery Br (https://www.youtube.com/@DiscoveryBR). A estreia marca o início das ações que continuarão a buscar novas curvas para perpetuar a memória de Ayrton Senna e o impacto de sua visão além das pistas junto com a Audi.

“Essa homenagem foi uma das ideias mais criativas que já vimos. Mapear o S do Senna em outros locais do Brasil é uma forma de permitir com que mais pessoas tenham contato, de alguma forma, com esse icônico trecho de Interlagos. Isso reforça ainda mais a forma genuína como o Ayrton se conecta com nosso país e nosso povo. Além disso, essa homenagem envolveu e vai continuar a envolver muita gente, ou seja, um grande trabalho de equipe, exatamente como o Ayrton sempre fez”, destaca Thiago Fernandes, COO da Senna Brands, empresa responsável pela gestão da imagem e das marcas vinculadas a Ayrton Senna.

“Senna e Audi formaram uma parceria de sucesso há 30 anos. Poder ressignificar essa parceria e aproximar as novas gerações criando um projeto que une criatividade, inovação e experiência é muito mais do que uma campanha, é uma homenagem e que está apenas começando”, celebra Camila Costa, CEO e sócia da iD\TBWA.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.

Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são atualmente produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.

Sobre a Senna Brands

Grupo criado pela família do tricampeão que se dedica a gerenciar e otimizar os ativos associados às icônicas marcas Senna e Senninha. Por meio de parcerias importantes com marcas nacionais e internacionais de destaque, a Senna Brands está comprometida em preservar o legado de Ayrton Senna, engajando a comunidade apaixonada de fãs e admiradores ao redor do mundo. Para mais informações, acesso o site https://senna.com/a-marca-senna/

Comunicação Audi do Brasil www.audi-imprensa.com.br

Rafael Fiuza Email: rafael.fiuza@audi.com.br

Luiz Fernando Betti Email: extern.luiz.betti@audi.com.br

Marcela Rabelo Email: marcela.rabelo@audi.com.br

Bianca Caldeira Email: bianca.caldeira@audi.com.br

Sobre a iD\TBWA

Há 17 anos no mercado brasileiro, a iD\TBWA é uma agência que combina dados, criatividade e inovação para desenvolver soluções que aceleram o crescimento de marcas e negócios. Pertencente ao grupo Omnicom, parte da rede TBWA, a agência entrega não apenas campanhas, mas experiências de marca data-driven ao longo de toda a jornada do consumidor. Com núcleos especializados, como a iDx, laboratório de inovação e design de experiência; e a Indie, sua produtora digital, a empresa atende os maiores players do mercado como Allianz, Audi, Claro Brasil, CPFL, Embratel, Febraban, Grupo Zanchetta, Banco BV, Philips Avent e Philips Walita.

Para mais informações, entrevistas e personagens da iD\TBWA: Assessoria de Imprensa – MOTIM

Rafael Nunes rafael.nunes@motim.cc – (13) 98200-3847

Raphael Bueno raphael.bueno@motim.cc – (11) 99723-7397

Caroline Tondato caroline.tondato@motim.cc – (11) 98183-4482

O Grupo Audi, com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é um dos fabricantes mais bem sucedidos de automóveis e motos no segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados mundialmente e produz em 21 localidades de 12 países. Subsidiárias 100% da AUDI AG incluem Audi Sport GmbH (Neckarsulm, Alemanha), Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália) e Ducati Motor Holding S.p.A. (Bolonha, Itália). Em 2023, o Grupo Audi entregou aos clientes cerca de 1,9 milhão de veículos da marca Audi, 13.560 veículos da marca Bentley, 10.112 carros esportivos da marca Lamborghini e 58.224 motos da marca Ducati. No ano fiscal de 2023, a AUDI AG atingiu um faturamento total de 69,9 bilhões de euros e um lucro operacional antes de itens especiais de 6,3 bilhões de euros. Atualmente, mais de 87.000 pessoas trabalham para o Grupo Audi no mundo todo, sendo mais de 53.000 na Alemanha. Com novos modelos, ofertas inovadoras de mobilidade e outros serviços atrativos, a Audi está se tornando uma provedora de mobilidade individual premium e sustentável.

Créditos texto/fotos: Assessoria de Imprensa Audi do Brasil

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